O feedback de seus clientes a seu respeito podem ajudar a criar a confiança do seu mercado. Veja como usá-lo a seu favor
A maioria dos profissionais de marketing digital reconhecem que as opiniões online são importantes e que eles estão cada vez mais ligados nelas.
Comentários feitos por usuários em sites como Urban Spoon, TripAdvisor e Yelp já começam a moldar os hábitos de compra dos consumidores, pela simples razão dos consumidores estarem cada vez confiando em opiniões e depoimentos de clientes na internet.
Mas, e se o que está sendo dito sobre você e seu produto não for exatamente bom?
O marketing eficaz deve saber como defender seus clientes contra a difamação online, aproveitando o conteúdo gerado pelo usuário.
Quer saber como fazer isso na sua empresa? Aqui vão 4 dicas.
#1. Peça ajuda
Não existe nenhuma maneira de nenhuma empresa evitar completamente a ameaça das opiniões online negativas.
Mas, o que você pode fazer é isolar os clientes contra as críticas negativas, mantendo um alto estoque de elogios e críticas positivas.
Isso não precisa se tornar uma tarefa complicada. Em muitos casos, tudo que você precisa é um pedido simples e honesto para seus clientes.
Muitos profissionais da saúde e médicos estão se tornando especialistas em fazer isso, deixando cartões de visitas com links para seus perfis online nas mídias sociais e incentivando seus clientes a particiarem.
Outras empresas podem se beneficiar ao deixar links de seus perfis em faturas enviadas por e-mail.
As empresas podem ainda solicitar diretamente aos seus melhores clientes, pedindo o seu feedback positivo nas mídias sociais sobre o seu trabalho.
#2. Use o Facebook como fórum do consumidor
Outra estratégia para as empresas é a utilização de sua página do Facebook como uma espécie de fórum para o consumidor, onde eles podem expor seu feedback tanto positivo, quanto negativo.
Quando o consumidor deixar o feedback positivo e boas críticas, peça permissão para postar esse comentário em seu website.
Quando o feedback for construtivo, sua empresa tem a oportunidade de interagir com os clientes e tentar resolver os problemas antes que as palavras desagradáveis façam que seus clientes reclamem de você no ReclameAqui.
Lembre-se que sempre que os feedbacks cruzarem a barreira entre o profissional, o assédio moral, palavrões ou conteúdo nocivo, você pode apaga-los.
#3. Dê aos funcionários uma caixa de ressonância
Infelizmente, a verdade é que muitas opiniões difamatórias online não vêm apenas de clientes, mas de funcionários insatisfeitos que precisam desabafar.
Há uma boa maneira de evitar isso: dê-lhes um lugar para desabafar. A fanpage privada da empresa pode ser uma boa opção.
Ou melhor ainda. Você pode trabalhar com sua equipe de desenvolvimento para a criação de um fórum anônimo interno em que os funcionários podem expressar suas frustrações e preocupações sem medos.
#4. Considere um programa de revisão
Finalmente, os profissionais de marketing podem levar os seus clientes a implementarem programas de revisão e moderação, usando ferramentas de revisão de comentários.
A ReputationChanger é uma empresa que oferece esses aplicativos. Os aplicativos de revisão permitem que os consumidores deixem os seus comentários em um website, pois eles podem comentar e classificar (com estrelas) o seu trabalho.
Mas, antes que o seu comentário se torne público, você pode rever e aprovar – ou não – o conteúdo.
A maioria dos comentários positivos e negativos deve ser aprovados. Mas quando opiniões desagradáveis e difamatórias surgirem a empresa pode, simplesmente, optar por excluí-los.
Os melhores aplicativos de revisão são os orientados ao SEO, ou seja, os que são capazes de criar impacto nos resultados e busca do Google.
Ativar um aplicativo que permite comentários de clientes pode ajudar a aumentar a confiança em sua empresa.
Ponto de partida
Compreender o poder dos comentários gerados por usuários é fundamental para o sucesso online hoje.
A boa notícia é que nenhuma empresa é impotente contra esse tipo de conteúdo, ou incapaz de aproveitá-los para benefícios próprios.
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Este artigo foi adaptado do original, “4 Ways to Harness the Power of User-Generated Content” do Kuno Creative.
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