Como já disse várias vezes, há aspectos diferentes em estratégia web que toda empresa deve ter, como um site, um blog e uma presença em redes sociais. Hoje vamos falar sobre algo menos específico e você deve saber se você ainda não planejou sua estratégia de mídia social, ou se você está apenas começando, quero dizer, os quatro objetivos principais que você deve perguntar a si mesmo, e como você pode monitorar, por lembrar que não é apenas planejar a estratégia e implementá-la, é necessário também medir seus resultados para entender melhor que pontos precisa melhorar.
Também é importante analisar pessoalmente como cada um dos seguintes objetivos se relacionam com os objetivos no curto, médio e longo prazo, e por último sobre a importância de cada objetivo. Vamos ver.
Primeiro objetivo: divulgar sua marca
Como sabemos, as redes sociais estão em causa, apenas ter um perfil não é suficiente, o relacionamento constante é a melhor forma de divulgar seu negócio.
Sempre que as pessoas conhecem a sua marca, elas podem começar a interagir com ela em redes sociais, seja retuitando (Twitter), compartilhando e curtindo suas publicações (Facebook), ou repinando suas imagens (Pinterest), marcando com +1 no Google +.
Medir o impacto com o Klout
Uma das ferramentas mais eficazes e reconhecidas para medir o impacto das publicações em redes sociais, é o Klout , que está cada vez melhor, melhorando os seus algoritmos e mostrando dados cada vez mais reais.
Atualmente, o Klout é muito simples e fácil de usar, dá-lhe uma pontuação com base no impacto das suas publicações, bem como um exemplo de como e quanto cada publicação influencia seus seguidores. Este serviço permite-lhe agora medir a sua influência no Facebook , Twitter , Google+ , LinkedIN , e planeja aumentar seu apoio a redes como o YouTube , Instagram e outros.
Então quer dizer que, quanto maior sua pontuação no Klout, maior será sua influência? Não. Sua influência é determinada pela sua interação na rede e não pelo tanto de contatos que você tem, ou seja, você pode manipular sua pontuação o Klout.
Segundo objetivo: aumentar o tráfego para o seu site
Se você tem um blog ou um site simples, você sabe que para gerar leads através deste, é importante atrair uma grande quantidade de tráfego (real), porque mesmo que você tenha um site com um design excelente e a melhor usabilidade, se não for acompanhado por boas técnicas de SEO e mídias sociais, ele nunca vai decolar.
Divulgação de seu site em redes sociais não é apenas ter um link em sua biografia, mas periodicamente partes, partes seus posts, ofertas e novos produtos (se você tem uma loja on-line).
Medir o tráfego com relatórios sociais do Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta de comunicação muito versátil e que possui um recurso para monitorar dados sociais, você deve seguir estes passos (supondo que você tem seu site registrado na sua conta do Analytics) :
- Registre-se no Analytics
- Vá até a aba “Relatórios padrão” no menu superior.
- Na barra lateral esquerda, clique na opção que diz “Fontes de tráfego”, um menu.
- Clique na opção de “Social”.
- Selecione “Visão Geral”, ele irá pedir para definir algumas metas que pretende alcançar como um negócio (se você não tenha notado antes).
- Agora você pode ver claramente de onde o tráfego vem de forma segmentada: redes sociais, e o restante (tráfego orgânico, outros sites, etc), definir um período para registrar e comparar.
Terceiro objetivo: manter a lealdade dos visitantes
Uma vez que seu tráfego aumentou, você deve mantê-lo e focar em aumentar. Para manter está em causa, idealmente, este tráfego é dos mesmos visitantes, incluindo aqueles que vieram para o seu site através de redes sociais, esses usuários são leads para conversões.
Como isso acontece? Existem várias maneiras de se tornar um lead em seu site, o download de um e-book ou a subscrição de uma “newsletter“, considerado mais pessoal do que segui-lo em redes sociais. Para medir a lealdade de seus seguidores em mídias sociais em seu site, uma excelente opção é a seguinte:
Configurar o Google Analytics para medir a “lealdade”
Mais uma vez, o Google Analytics é muito versátil. Para isso, você terá de fazer duas coisas: primeiro, configurar o Google Analytics, a fim de fazer a medição, e em seguida, usando essas configurações para medir a “lealdade” das redes sociais.
Configuração
- Entrar no Google Analytics e ir ao painel de administração (administrador) do seu site.
- Clique na opção “Segmentos Avançados”
- Criar um novo segmento chamado “Social Media”, ou como preferir.
- Clique na caixa verde que diz “Ação do Evento” e escolha “Fonte” na caixa de texto à direita (depois do menu drop-down intitulado “contém”), digite a URL da rede que quer monitorar.
- Clique na opção “Adicionar instrução”, depois em “Adicionar uma dimensão ou métrica”, e novamente escolher “Fonte” para adicionar o URL de outra rede social.
- Repita o passo anterior para todas as URL de redes sociais que precisa monitorar.
- Assim que estiver pronto, clique em “Salvar Segmento” para salvar essas configurações personalizadas.
Medição
- Vá para a opção “relatórios padrão do Google Analytics”.
- Selecione a aba “Geral” na barra lateral esquerda.
- Clique no menu “comportamento” e escolha “Frequência e visitas recentes”.
- Selecione a opção “Segmentos Avançados”.
- Vá ao segmento intitulado “Social Media” (ou qualquer outro nome) na parte de “Segmentos personalizados”, clique em “Aplicar”.
- Some os percentuais das três primeiras filas, este será o seu percentual de visitantes que retornam a partir de redes sociais.
- Verifique isso regularmente por mais tempo esse percentual pode ser maior.
Quarto objetivo: as taxas de conversão
Finalmente, é inútil espalhar a sua empresa nas mídias sociais se você não segue aqueles que possam a vir ser seus clientes. Se você está se perguntando que estratégias você deve usar para conseguir isso, não vamos falar nesta ocasião, mas é importante estar ciente de que este é o objetivo mais importante, porque se você não atender a isso, sua empresa poderia desabar, e no caso de um negócio baseado na web (como uma loja online) poderia falhar.
Medir a conversão é algo que você deve fazer, não importa o seu negócio está apenas começando como tal, ou está apenas começando, com presença na web, é extremamente importante fazer regularmente. Se você tem uma boa quantidade de leads, esta medida será promissora.
Como medir? Com o Google Analytics (de novo)
Outro exemplo da versatilidade desta ferramenta Google. A fim de medir as taxas de conversão de rede social, você precisa ter metas definidas dentro Analytics para o seu site (como eu disse algumas linhas atrás).
- Entrar em seu site Analytics
- Escolha a opção “Relatórios padrão” no menu superior (laranja)
- Na barra lateral esquerda, abra a guia “Fontes de tráfego”.
- Clique no “Social” e selecione a opção de “conversões” no menu recém-inaugurado.
- Registre o número de conversões e o valor da conversão, isto lhe dará uma ideia melhor sobre como o seu Lead se torna um cliente.
Depois de ter configurado tudo, o ideal é registrar as medições feitas pelo Google Analytics, Klout e outras ferramentas que você escolheu utilizar, pelo menos, a cada mês, o que lhe dará uma ideia melhor se suas campanhas de publicidade, promoção e conversão em redes sociais estão trabalhando ou não, o que pode até mesmo levá-lo a repensar alvos.
Além disso, você deve ver o fato de fazer essas medições como um investimento de tempo, uma vez que irá levar algum tempo a cada mês para refinar as suas estratégias.
Qual a experiência que você tem em redes sociais com o seu próprio negócio?, Como você foi útil realizar estas medições periodicamente?
Via | SocialMedia Examiner
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