Entenda na prática, quais são as etapas necessárias para que o inbound marketing influencie positivamente as vendas da sua empresa
Todos os dias somos bombardeados por um novo termo de marketing, uma nova descoberta para o engajamento online ou novas redes para promover a nossa marca.
Com tantos canais para enviar a sua mensagem de marketing lá fora e atrair clientes para a sua empresa é fácil ficar perdido em uma névoa cheia de termos técnicos, URLs e melhores práticas.
E além disso tudo, essa névoa é encontrada no topo de uma montanha de conteúdo relevante.
Embora existam as melhores práticas para cada mercado e cada empresa tem os seus próprios processos, no mundo do marketing online, o caminho de um usuário até o cliente está cada vez mais claro.
Dito isso, vamos ver o que consideramos a mais eficiente e bem sucedida maneira de ganhar clientes em 4 etapas de inbound marketing.
#1. Marketing de conteúdo
Talvez o termo mais popular dos últimos anos, e por uma boa razão, seja marketing de conteúdo. Agora percebemos que os consumidores não se importam tanto com os produtos que vendemos, mas sim com as informações educacionais e úteis sobre como podemos ajuda-los a resolverem seus problemas.
Os compradores estão usando a internet para pesquisarem e encontrarem soluções sobre seus problemas, e comprar o produto antes mesmo de pensar em compra-los.
E, através da implementação de marketing de conteúdo de qualidade, você não apenas vai conquistar clientes, mas também vai ganhar o respeito do Google e, por conta disso, mais exposição em resultados de pesquisa.
Com novos conteúdos, relevantes e úteis você pode atrair visitantes para o seu website e coletar leads pedindo suas informações em troca de peças de conteúdo (como e-books, webinars e apresentações).
Há uma série de elementos sobre o guarda-chuva do marketing de conteúdo; estratégia, avaliação de conteúdo e mapeamento de acordo com a personalidade do comprador e desenvolver um calendário editorial mensal.
Em seguida vem a criação de conteúdo real, que exigem entrevistas com os líderes de pensamento em cada área (design, webwriting e SEO).
Estes passos são a construção de blogs, e-books, estudos de caso, vídeos, podcasts, infográficos e muito mais.
Quando você tem conteúdo suficiente para gerar diálogo, o social media marketing e o compartilhamento acaba sendo um caminho natural para quem lê o seu material.
O marketing de conteúdo é a oportunidade de dialogar com aqueles que podem ser seus potenciais clientes.
#2. Geração de demanda
Lançar uma ampla campanha de publicidade através de mala direta ou cartazes para diversos endereços já não funciona hoje tão bem quanto antigamente.
Como hoje os consumidores estão se tornando mais exigentes e bloqueando a publicidade em massa, é preciso encontrar maneiras mais relevantes e mais orientadas para atingí-los.
O conteúdo útil, pertinente e que você criou precisa ser distribuído para os perfis de clientes ideais da sua empresa, no momento certo. Os canais para isso podem ser blogs, websites de curadoria de conteúdo e mídias sociais.
Os próximos passos depois disso são: envio de newsletters e e-mail marketing, campanhas em mídias sociais e links patrocinados todas elas convidando os usuários para baixar o seu conteúdo educativo.
Após os usuários se inscreverem na sua lista de e-mails, cabe a você através de mais conteúdo relevante e informativo movê-los através do funil de vendas.
Para isso, você precisa se comprometer com o monitoramento constante e adaptação de como é possível aprender mais sobre seus compradores através de testes e análises.
Novamente há uma série de medidas para garantir uma geração de demanda de sucesso: estratégias de campanha, criação de conteúdo (incluindo design, e webwriting e SEO), criação do mailing, criação de landing page, call to action e A/B tests.
#3. Nutrição de leads
Neste ponto você já desenvolveu conteúdos e alguns potenciais clientes já o baixaram, mas isso não significa que eles estão prontos para comprar de você. É hora de começar a alimentar essas pessoas no topo do funil de vendas para a compra.
A nutrição de leads é simplesmente uma coleção de e-mails direcionados enviados automaticamente para listas direcionadas ao longo do tempo. Cada e-mail precisa conter uma oportunidade de mais conteúdo.
Quando os usuários fizerem, o seu comportamento é monitorado e uma pontuação é atribuída ao lead. Esse acompanhamento de e-mails vai ajudar a diminuir a quantidade de envio perdido para a concorrência ou por falta de informação.
Monitorar a pontuação dos leads vai ajudar a qualifica-los para depois serem entregues adequadamente à equipe de vendas quando estiverem no momento certo para isso.
A nutrição de leads inclui a construção de relacionamentos com os clientes potenciais através de campanhas específicas, conteúdo personalizado, e-mails, landing pages estratégicas, call to action, testes e melhorias constantes.
#4. Automação de marketing
Com tantos elementos, você vai precisar de um sistema para organizar e automatizar tudo o que você vem fazendo.
A automação de marketing ajuda você a gerenciar os leads de maneira inteligente, automatizar e otimizar os passos necessários para adquirir clientes online.
Mas, antes de mais nada a sua equipe de marketing e vendas devem chegar a um acordo sobre uma série de fatores, incluindo o processo de vendas, o clico de vendas e quando o lead deve ser entregue para a equipe de vendas.
Se você investir tempo e esforço em sua automação de marketing, você pode aumentar significativamente suas taxas de conversão, leads qualificados e o sucesso de sua equipe de marketing e vendas, além de diminuir a quantidade de ligações perdidas.
O processo não é fácil, mas vale a pena
Mas, obviamente esse não é um processo fácil. Ele exige que você construa e-mails convincentes, landing pages e call to action, investir em um CRM funcional, lançar e gerenciar campanhas de geração de demanda, campanhas de nutrição de leads, implementar as pontuações dos leads, criar fluxos de trabalho que se ajustem às pontuações dos leads e definir alertas quando os leads devem ser entregues para as equipes de vendas.
Os usuários estão esperando por um fluxo constante de informações valiosas e relevantes, bem como o acompanhamento da sua marca, sem se sentirem pressionados.
E lembre-se, este é um processo contínuo…
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Este artigo foi adaptado do original, “Acquiring Customers in 4 Enterprise Inbound marketing Steps”, da Kuno Creative.
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