Este artigo foi escrito por Alexandre Borin, empreendedor à frente da Prestus.
Por mais que estejamos satisfeitos com a nossa vida profissional, na empresa ou como profissional independente, a realidade é que são praticamente inevitáveis os pequenos “sofrimentos” do dia a dia.
Ou não? Será que há como evitar, ou pelo menos contornar, essas dificuldades cotidianas, para aumentar a nossa produtividade e melhorar a nossa qualidade de vida?
Com certeza! Provavelmente, algum dos cenários que ilustraremos de seguida são familiares, e nossa experiência na Prestus mostra que soluções simples podem minimizar o impacto destas situações em nossa vida:
1 – Você está no trânsito. Como sempre, o tempo não corre a seu favor. Tanta coisa para fazer, tanta coisa para resolver, e você não pode desviar sua atenção do caos que o rodeia. Não adianta muito ligar o rádio, o GPS não serve para muita coisa, nestas horas, onde tudo está parado. O que você precisaria mesmo era de um “Co-Piloto”. Isto sim! Alguém que lhe pudesse fornecer informações sobre rotas alternativas, alguém que lhe alertasse sobre como fugir de gargalos no trânsito, e, melhor ainda, alguém que lhe fosse adiantando as várias tarefas que você teria que fazer, para que, quando chegasse ao seu destino, tudo estivesse resolvido.
2 – Sua promoção. A promoção para a qual você tanto trabalhou, finalmente saiu. O reconhecimento da gerência, dos seus colegas, dos seus clientes é imensamente gratificante, e o motivam a querer retribuir com resultados para a empresa. Por outro lado, novas responsabilidades implicam, na maioria das vezes, em novas competências, novos conhecimentos em áreas que você ainda não navega muito bem. A pressão é maior, e o tempo é mais escasso do que nunca. O ideal seria poder contar com uma secretária e com algumas dicas que resolvam algumas de suas dúvidas sobre o mercado, sobre legislação, sobre varejo, marketing, etc. Além disso, há ainda todas aquelas coisas que o obrigam a desviar sua atenção do trabalho, que bom mesmo seria poder ter alguém que resolvesse esse monte de pequeninas tarefas que, inevitavelmente, comprometem a sua capacidade de se concentrar no que é realmente importante, não é?!
3 – Um simples evento. Nada como um bom evento para se aproximar dos seus clientes, dos seus leads, ou então para levantar a moral das “tropas”. Realizar um evento memorável pode fazer a diferença nos resultados de curto-prazo da empresa, e a pressão para que esse sucesso seja uma realidade é muitas vezes asfixiante. São tantos detalhes, tantas possibilidades, que o bom mesmo seria ter alguém fazendo esse trabalho. Pesquisa de preços, locais, cardápios, decoração, confirmações de presença e um sem-fim de outros aspectos. Que bom seria resolver isto sem ocupar o seu tempo e com baixo custo, não?
4 – Produtividade. Essa é a palavra de ordem dentro da empresa. A chefia quer que seja feito muito mais em menos tempo. Cobranças constantes e o estresse não pára de crescer. Uma lista interminável de tarefas, pensar em lazer e passar mais tempo com a família é quase uma miragem, um sonho, e as perspectivas de mudança deste cenário, no curto-prazo, não são lá muito otimistas. É claro que poderíamos não dormir para resolver tudo, mas a verdade é que existem formas mais focadas de se aproveitar as nossas 24 horas do dia, tanto na vida pessoal como na vida profissional.
Problemas assim existem, é verdade, mas existem soluções inovadoras para tudo isto. A utilização de Assistentes Virtuais é uma saída acessível para qualquer pessoa que perceba a oportunidade que tem para melhorar sua qualidade de vida e sua produtividade. Somos nós que escolhemos os problemas que queremos resolver. É você que escolhe o que faz!
Alexandre Borin Cardoso
CEO da Prestus®
–
Veja mais artigos sobre como deixar o seu dia-a-dia mais eficiente em nossa sessão sobre Aumento de Produtividade.
A Prestus (empresa do Alexandre) entrega soluções de assistente virtual. Para saber mais, clique aqui.
Você também vai gostar de ler:
-
Dica ao empreendedor: Se você quer o sucesso, dê o seu melhor
A dica de hoje foi dada por Usman Sheikh no seu blog Journey of a Serial Entrepreneur. É possível ter … Continuar lendo →
-
Se você quer liderar, lidere
A dica de hoje foi dada por Seth Godin em seu blog Líderes lideram. Será que isso é simplista? Escritores … Continuar lendo →
-
Aponte soluções para sua equipe, apontar problemas é muito fácil
A dica de hoje foi dada por Ricardo Smania no seu blog Vida e Carreira Aponte soluções, não problemas Uma … Continuar lendo →