Há uma razão pela qual diversas pessoas de sucesso dizem que o seu principal ativo é a sua lista de e-mails. Uma lista de e-mail é uma lista de pessoas que já compraram algo de você ou que estão interessadas em receber novidades, seja ofertas, informação contendo dicas, artigos…
Como você pode notar, o verdadeiro valor de uma empresa ou blog não é a sua marca, site ou outro bem qualquer. O verdadeiro valor de uma empresa é a lista de prospectos e clientes que ela possui.
Um problema que vemos muito por aí: quantas vezes você entra em contato com seus clientes e prospectos? A resposta é quase sempre “não o tanto quanto eu gostaria.” Isso traz a primeira razão pela qual você precisa de um auto responder de e-mails.
1. Enviando mensagens automáticas para seus clientes e prospectos
A maioria das pessoas não trabalha com mensagens automáticas e, se fazem, não utilizam uma estratégia concreta, pois enviam e-mails aleatoriamente esperando que ele seja aberto e clicado. Mas isso não dá resultado, e se dá, é medíocre.
Uma mensagem automática ou followup é uma série de e-mails enviados a sua lista automaticamente. O auto responder envia esses e-mails de acordo com o seu agendamento, onde você pode configurar a mensagem a ser enviada e a frequência de envios. É assim que conseguimos construir relacionamento com nossa lista e ter melhores resultados. Você pode ensinar algo, dar dicas e depois enviar uma oferta.
2. Economia de tempo
Um auto responder pode te economizar um tempão. Já imaginou ter que mandar milhares de e-mails pra sua lista um a um?
Você só precisa configurar uma única vez e pronto, ele fará todo o trabalho pesado pra você. Agora você pode se dedicar mais naquela tarefa que você não tinha tempo, tudo isso porque você automatizou o seu sistema de envio de e-mails.
3. Não perca seu cliente no primeiro contato
Quando uma pessoa encontra seu site pela primeira vez, na maioria das vezes ela não vai comprar de você. Ela pode estar sem dinheiro, pode não saber que precisa do produto ou, mais comumente, ela não te conhece e não confia em você.
E é exatamente por esses motivos que você não deve deixá-la sair do seu site sem antes capturar seu e-mail. Se você as deixa ir embora sem pegar seu e-mail você está deixando uma enorme quantidade de dinheiro na mesa. Como eu disse no início desse artigo, o verdadeiro valor de uma empresa está na sua lista de clientes ou prospectos.
Se você realmente quer fazer o seu negócio mais lucrativo, basta alavancar a sua lista de clientes e prospectos, pois essa é uma boa maneira de lucrar mais sem ter que gastar com publicidade cara.
4. Crie relacionamento e agregue valor
Antes que as pessoas possam pegar a carteira e começar a gastar com você, elas precisam te conhecer, gostar e confiar em você. Mas como conseguir isso? Enviando mensagens automáticas em uma base regular com conteúdo de qualidade. É simples. Você só tem que configurar uma vez e pronto.
Faça uma série de e-mails que ajudem seus clientes e prospectos a resolverem seus problemas, e quando achar conveniente envie ofertas que os ajudem a também resolver seus problemas. Ao se posicionar como uma pessoa útil e não somente como a maioria que quer apenas vender, você vai se destacar, e pode apostar que o seu cliente vai perceber isso.
Conclusão
Se você quer se destacar, ter apenas um blog já não é o suficiente. É preciso aproveitar o poder dos e-mails para alavancar o seu negócio. Comece hoje mesmo a criar uma lista de e-mails usando um auto responder e veja a diferença nos seus resultados com seus próprios olhos.
Por Filipe Portes, empreendedor digital. @filipe_portes
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