Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Ilumeo no maior evento digital brasileiro, a Campus Party, revelou que 40% dos jovens que estudam ou trabalham com tecnologia querem abrir um negócio próprio nos próximos dois anos. Eles têm em mente de duas a três ideias que acreditam ser promissoras no mercado. A pesquisa levantou também os fatores que, na opinião dos “campuseiros”, impedem que os projetos saiam do papel. Dentre eles, o principal foi a falta de recursos ou apoio financeiro para dar o primeiro passo. 44% dos respondentes consideram que o investimento inicial é o maior impeditivo.
Entretanto, dinheiro não é o único problema. A dificuldade em conciliar a startup com os estudos (15%), a falta de capacitação técnica (14%) e a falta de conhecimento sobre administração e mercado (12%) também são barreiras consideráveis para esses jovens.
Foi perguntado qual é a personalidade do mundo tecnológico que eles mais admiram. 75% das pessoas responderam Steve Jobs, mas ao serem estimulados a pensarem em uma personalidade viva, o resultado torna-se muito mais difuso, aparecendo nomes como Bill Gates, Carlos Morimoto, Mark Zuckerberg, Larry Page e Jon Maddog.
A pesquisa foi realizada com 258 jovens do Campus Party, que ocorreu de 28/02 a 03/03, em São Paulo.
Via Ilumeo.
Via RSS de Blog Mídia8!
Comente este artigo