Segundo um último levantamento realizado pela Nielsen, 86% dos usuários brasileiros de web estão conectados em mídias sociais. Desse modo, ou por senso de oportunidade ou por afinidade, não é de se estranhar que muitas das boas ideias de negócios que vemos surgir por aí estejam relacionadas ao setor. Mas, entre toda essa variedade, fica difícil elaborar algum tipo de lista ou ranking de startups. Em vez disso, por que não apontar algumas que vêm ajudando a acelerar o mercado de social media nacional, com suas ideias inovadoras e bons modelos de negócios? No meio desse ecossistema bastante rico, confira quatro iniciativas que estão no nosso radar.
byMK: a partir do desenvolvimento de uma plataforma especializada em moda, a rede social criada em 2008 por Flávio Pripas e Renato Steinberg permite aos usuários inventar seus próprios looks, com peças e acessórios fornecidos por lojas ou pelos próprios participantes. Para além do conceito principal, também passou a oferecer soluções de entretenimento e engajamento do consumidor, como concursos culturais e campanhas segmentadas que integram os pontos de venda com a plataforma. Com essa receita, já atingiu uma audiência de cerca de 500 mil usuários por mês (180 mil cadastrados) e faturamento de R$ 1 milhão por ano.
Scup: comandado por Renato Shirakashi, o Scup foi fundado em 2009 com o objetivo de oferecer um serviço de monitoramento e interação em mídias sociais. O foco é a disponibilização de ferramentas funcionais e fáceis de utilizar que permitam determinar qual o perfil das pessoas que estão falando sobre sua marca no ambiente online, agregando a varredura de diversas redes sociais em um único local com a emissão de relatórios de tendências e valorização de marcas no mercado. Pertence ao Grupo Direct.
Busk: criado por Helder Araújo e João Paulo Cavalcanti em 2007, o Busk é uma rede social focada nos diferentes tipos de informação que as pessoas consomem, reunindo as funções de buscador e agregador de conteúdo em um só lugar. Com a proposta de lançar ao menos uma nova ferramenta por mês, oferece aos seus usuários a possibilidade de visualizar seus temas de maior preferência (por meio de gráficos e nuvens de tags) e seguir outras pessoas a partir do conteúdo que elas acessam. Já reúne cerca de 200 milhões de artigos, em vinte idiomas. A cada dia são inseridas 150 mil novas notícias por mês.
Guidu: o nome é uma abreviação do termo “Guide You”, e a proposta é de um guia urbano 100% colaborativo. Um guia de bares, baladas, restaurantes e cinema onde, em vez de consumir dicas selecionadas por uma redação, os usuários compartilham informações e experiências de entretenimento. Criada pelos empreendedores Paulo Veras e Marcus Andrade, a rede é resultado de um investimento inicial de R$ 2 milhões. Com mais de três mil estabelecimentos cadastrados, o Guidu tem foco tanto nos usuários que apenas estão à procura de lugares quanto naqueles que interagem e compartilham suas opiniões sobre determinado estabelecimento. A meta é atingir 10 milhões de participantes.