X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

5 aspectos para refletir e planejar para o ano novo


O final do ano é o melhor momento para os pequenos negócios varejistas, porém não basta ficar olhando apenas para o excelente desempenho do período, pois é momento para pensar no ano que chega.

Caso não tenha elaborado um planejamento detalhado para o ano seguinte reflita sobre alguns pontos fundamentais para sua empresa:

  • Objetivos – Estabeleça em conjunto com os membros de sua empresa claramente quais serão os objetivos e de que forma irá atingi-los. Objetivos devem ter informações quantitativas e qualitativas a serem alcançados em um determinado prazo. Um fator importante é que elas devem ser compartilhadas com todos os membros de sua empresa.
  • Custos – A partir dos objetivos estabelecidos deve-se refletir se os custos da empresa estão adequados. Caso os custos estejam mais altos que sua previsão existirá a necessidade de corte de gastos, por outro lado, se os custos estiverem abaixo do previsto existe a necessidade de investimento. É um bom momento de reflexão dos motivos de todos os gastos e investimentos da empresa.
  • Fornecedores – Avalie se os fornecedores serão capazes de atender as demandas de seus clientes e assim atingir os objetivos propostos. Mudar de fornecedor pode ser uma atitude radical e que pode impactar na perda de clientes. Uma excelente alternativa é garimpar o portfólio de seus fornecedores e encontrar produtos diferenciados e oportunidades de negócio.
  • Equipe – Um dos alicerces de uma empresa é o seu time. Reflita se o perfil de seu time é adequado aos seus objetivos e quais ajustes devem ser feitos. Invista em seu time, pois é um dos patrimônios de sua empresa. Uma atitude muito eficiente é preparar uma série de treinamentos para qualificação.
  • Atendimento – Não basta ter o produto certo, o preço adequado e a promoção correta no ponto de venda se o atendimento não é qualificado. Na verdade, ele poderá destruir todo o trabalho. Pense em todos os canais de comunicação com seu cliente e estabeleça de que forma será realizado este atendimento. Não permita que exista conflito de informações, pois eles irão gerar perdas expressivas.

Este ano pode ter sido excelente, mas é importante refletir sobre estes pontos e a cada dia melhorar seu negócio.

Abraços,
Maurício Camacho (por um excelente ano novo para sua empresa)
FanPage do Maurício no Facebook

Veja mais artigos da seção Dicas para Pequeno Varejo.

ebfb SaiaDoLugar i O sAGc fbM TbACSSWuNA DDqBpKExk

ebfb O sAGc fbM

Via RSS de Saia do Lugar

Leia em Saia do Lugar

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot