O desafio que permanece para os profissionais de marketing é como usar o e-mail marketing como um canal de marketing. Cada vez mais profissionais de e-mail marketing enxergam o valor no envolvimento com os seus leitores através da caixa de entrada. O problema é que nem todos aderem à ética de boas práticas. Existe uma variedade de regras sobre com quem você pode ou não se comunicar, mas vamos começar com a definição básica da palavra Spam.
Spam é uma mensagem de e-mail que você pode receber e não solicitou. Só quando você tiver a certeza que as pessoas que estão na sua lista de e-mail lhe deram consentimento para poder se engajar com elas através de e-mail, você poderá prosseguir. Isso não quer dizer que o seu e-mail está isento de ser visto como uma ameaça de spam ou que vá para o lixo eletrônico. Seguindo as orientações de boas práticas, você pode assegurar a entrega do seu e-mail às caixas de entrada. Pondere estas 5 dicas para garantir que você cumpre as boas práticas de e-mail marketing:
1. Use endereços de e-mails válidos e existentes para os campos de “Remetente” e “Responder”: filtros de spam digitalizam o endereços de e-mail para verificar se está usando um endereço existente e se vem do domínio que afirma ter sido enviado. A única razão para usar endereços de e-mail não existentes é se estiver enviando spam..
2. Evite usar endereços de “não-responder@domínio.com.br”: más notícias para as taxas de entrega a longo prazo e semelhante a auto-sabotagem, as “não-respostas” são normalmente usados em e-mails promocionais. Nós sabemos que não queres realmente receber respostas, mas este tipo de endereço tem má reputação com os ISP e com os filtros de spam. Configure a sua caixa de entrada para respostas, mesmo se nunca for verificá-la.
3. A linha de assunto diz tudo: a sua linha de assunto é o mais importante e equivale a um cabeçalho de notícias, mas não tem que ser lido como um. Evite uso excessivo de pontuação e mantenha até 40 caracteres, pois ninguém gosta de ter a impressão que estão aos gritos com ele quando abre um e-mail.
4. Mantenha o conteúdo limpo e tipo arrumado: as mesmas regras de acima se aplicam ao conteúdo e ao design. Mantenha rastreio de spam que recebe, tome nota de todos os elementos contidos neles e tenha a certeza que a sua campanha não tenha nada igual ou semelhante ao seguinte:
- Fonte vermelho brilhante, muitas cores, estilos e formatação inconsistente;
- Muitos disparos de spam como “ganhe, pontue, grátis, baixe em, atue agora, limitado ou oferta”;
- Muitos disparos de spam, seguido por diversos de pontos de exclamação;
- Escrevendo o texto em que parece que a tecla caps lock ficou presa;
- Uma newsletter que é somente uma enorme página de imagem. Evite usar somente texto ou somente imagem, aponte para o equilíbrio;
- O seu e-mail deveria deve conciso. E-mails longos correm o risco de serem tratados como spam.
5. Enviar ambos os formatos, para o caso de…: não envie a versão HTML sozinha, inclua sempre a versão de texto simples como alternativa para o caso do HTML não ser suportado.
Por Monica Rodriguez, Country Manager de Everlytic Brasil.