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5 dicas para atender seu cliente pela internet e deixá-lo felizão


Ae pessoal!

Apesar de estar há um ano e meio na Empreendemia, nunca escrevi no blog. Porém, agora é a hora! Hoje tenho a honra de falar sobre uma área que tenho acompanhado bem de perto, o atendimento ao cliente.

Muitas empresas, principalmente de serviços, têm disponibilizado seu Skype, MSN, Gtalk e outras formas de atendimento online para seus clientes. Como normalmente o cliente tem muitas dúvidas, esse atendimento em tempo real é uma excelente forma de criar uma boa primeira impressão.

Na hora de buscar informações sobre um produto ou serviço, seu cliente está buscando mais do que um vendedor, ele quer alguém que o ajude a resolver o seu problema. Nessa hora, conversar por chat é infinitamente melhor do que depender do tempo de resposta de um e-mail.

Do mesmo jeito que o bacana de ir numa loja é poder conversar com os vendedores e entender melhor os produtos, se o cliente se sentir bem atendido pela internet e enxergar credibilidade quando você explica seus serviços, existe uma chance bem grande dele te escolher ao invés do concorrente. Ou seja, mais do que nunca, um bom atendimento pode fazer uma diferença gigantesca na hora de vender pela internet.

Pensando nessa vantagem do atendimento em tempo real, acabamos de lançar uma funcionalidade de chat online no Empreendemia (veja mais). Para te ajudar a usar essa ferramenta muito da bacanuda, confira boas práticas que vimos ao acompanhar diversos empresários no desenvolvimento do nosso sistema de chat.

Dicas para um atendimento online que deixe seu cliente felizão
O atendimento online é bem mais prático, rápido e fácil que enviar um email ou até mesmo telefonar, mas tem uma desvantagem: por ser muito rápido, você tem pouquíssimo tempo para deixar o cliente interessado no que você está vendendo.

Para te ajudar a fechar mais vendas pelo chat online, preparamos alguns exemplos de como evitar os erros mais comuns que acontecem durante o atendimento:

1 – Não demore para responder – Quando você está com o chat online ativado, quem te procura quer aproveitar a vantagem de conversar com você na hora. Caso contrário ela mandaria um email ou ligaria. Não perca uma excelente oportunidade de interagir com um cliente interessado em seu serviço.

Exemplo de resposta demorada

2 – Seja prestativo – Por mais que você não trabalhe com o que estão te perguntando, talvez você conheça alguém para recomendar. Talvez no futuro ela precise de um serviço como o seu e já saiba quem procurar.

Seja prestativo

3 – Não use o CAPS LOCK – Quando o Caps Lock é usado, parece que você está gritando com a pessoa. Portanto, esse é um ponto bem importante para ficar atento.

Uso do Caps Lock

4 – Sempre que possível, tire as dúvidas dentro do chat – Se uma conversa foi iniciada via chat, dê continuidade a ela. Tire as dúvidas que o seu cliente tiver e não tenha medo da conversa ficar informal. O seu diferencial nesse momento é poder resolver os problemas ou tirar a dúvida na hora via chat. Na hora que o cliente der sinais claros de que quer comprar, aí sim você encaminha uma proposta por e-mail ou marca uma reunião.

Conversa dentro do chat

5 – Não seja passivo na conversa – Você não precisa esperar que o cliente tome todas as iniciativas na conversa. Se ele começou, continue a conversa para descobrir como você pode ajudá-lo.

Exemplo de conversa passiva

Conclusão
Lembre-se que em termos de experiência de consumo, o atendimento online é muito parecido com o atendimento presencial em uma loja. Por isso, sempre tente lembrar de como você fica feliz quando um atendente tira suas dúvidas de forma eficiente. Trate seu cliente da forma que gostaria de ser tratado.

Caso queira entender melhor como funciona a ferramenta de chat online no Empreendemia, clique aqui.

Abraços,
Gabriel Costa (doido para te ver atendendo muito bem seus clientes pelo Empreendemia)

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Veja também:

  1. Dica ao empreendedor: Contrate as pessoas certas para atender o cliente
  2. Bom atendimento: 3 dicas para melhorar o relacionamento com o cliente
  3. E-book gratuito: 5 passos para vender mais pela internet


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