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5 Dicas para extrair o máximo de eBooks como ferramenta de marketing


Nossa área de eBooks gratuitos de marketing digital está ficando cada vez mais completa. O ritmo constante de produção de conteúdo na Resultados Digitais, nas empresas que trabalhamos anteriormente e o contato com nossos clientes geraram alguns aprendizados interessantes sobre assunto.

Nesse post compartilhamos 5 dicas que vão ajudar sua empresa a aproveitar melhor os eBooks:

Comece primeiro, depois pesquise

De todas as dicas desse post, acho que essa foi a mais importante e só a prática nos ensinou.

Um eBook permanece salvo no computador de quem baixou e pode ser relido e analisado em todas as suas minúcias. Isso assusta as empresas, que temem que erros possam manchar sua credibilidade.

O resultado são pesquisas e mais pesquisas antes de começar o eBook. O problema é que muitas vezes, ao pesquisar, damos voltas e mais voltas no mesmo lugar, a produção do conteúdo atrasa muito e grande parte do que é estudado acaba passando longe de ser utilizado.

Acredite, é muito mais fácil começar e depois ir pesquisando conforme as dúvidas forem chegando. Comece separando os tópicos, e depois vá preenchendo o conteúdo de tópico por tópico. Sobrará tempo para revisar o conteúdo e pesquisar se o que você escreveu apresenta falhas ou se há algo a mais que valha a pena acrescentar. Começar vai te tirar da inércia, empolgar e delimitar seu campo de estudo, focando somente no que vai ser utilizado.

Steven Pressfield, autor do ótimo livro Do the Work, fala muito sobre o conceito de resistência e uma das partes do livro faz bastante sentido aqui:

“Comece antes de estar pronto. Não prepare. Lembre-se, nosso inimigo não é a falta de preparo, não é a dificuldade do projeto ou a situação do mercado ou o vazio na nossa conta bancaria. O inimigo é a resistência. O inimigo são as vozes na sua cabeça, as quais, se dermos a elas somente um nanosegundo, vão começar a criar desculpas, álibis, auto-justificativas transparentes e mais um milhão de razões pelas quais não podemos/não devemos/não faremos o que sabemos que temos que fazer”.

Escolha bem o título do eBook e trabalhe a Landing Page pensando em SEO

Um eBook tem boas chances de se tornar referência. Acreditamos que alguém que esteja procurando por Web Analytics, por exemplo, ficaria muito contente em encontrar nosso eBook Web Analytics na prática.

E como esse tipo de material foge do tradicional e oferece um conteúdo muito mais denso e completo do que posts simples em blogs, por exemplo, também costuma receber mais links e compartilhamentos nas mídias sociais.

Isso tudo aumenta a chance de alcançar as primeiras posições no Google. Por isso, quando criar o título do eBook e a Landing Page para download, faça uma boa análise de palavras chave e escolha o que for relevante para o tema e para sua empresa.

Aliás, é sempre bom lembrar: crie uma landing page para seu eBook, que tenha como único foco o download. Colocar o download em um post no blog ou qualquer outra página que tenha muitas distrações vai diminuir muito a taxa de conversão.

Se prepare para erros no PDF e teste diversas vezes

Caso sua empresa não utilize o conversor oficial da Adobe, há grandes chances de falhas no PDF.

São erros muito comuns os links não funcionarem e/ou as imagens ficarem borradas. Se isso não aconteceu, ainda não confie cegamente. Teste os diferentes sistemas operacionais. Pode haver diferenças entre Windows e Mac e é melhor que você perceba isso, não seu cliente.

Por isso, não deixe para converter o arquivo em cima da hora do lançamento.

Reaproveite o conteúdo em outros formatos

Não estamos querendo desmerecer sua empresa, mas dificilmente ela terá muitos mega fãs, aqueles que lêem todos os posts por completo, seguem tudo no Twitter e Facebook, baixam eBooks e whitepapers e assistem todos os webinars.

Não há problema em adaptar o conteúdo a outros formatos e reaproveitá-los. Um eBook pode ser quebrado e se transformar em vários posts no blog ou dicas no Twitter e Facebook. Os posts podem tornar-se capítulos de um eBook. Um conjunto de posts pode ser transformado em webinar e assim por diante.

Sabemos que é difícil produzir conteúdo e quanto mais conseguirmos aproveitar daquilo que já foi feito, melhor.

Planeje a promoção

A promoção inicial do eBook é mais um fator chave no sucesso.

Nosso primeiro passo ao lançar um novo eBook é a própria equipe compartilhar. Depois enviamos um email para todos que já baixaram nossos materiais, que já nos conhecem e confiam e são mais propensos a compartilhar nosso conteúdo.

Dessa forma, não só a mensagem vai se espalhar para novas pessoas como também, quando essas pessoas chegarem na Landing Page, verão nos números de “tweets” e “curtidas” que muitas outras compartilharam o conteúdo, gerando prova social (“social proof”). Ou seja, muitas pessoas compartilhando e “aprovando” o material vai dar mais credibilidade e aumentar a chance de download.

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Se sua empresa não tem uma base de emails como a nossa, procure escrever posts como convidado em sites maiores ou mesmo comprar publicidade. É importante causar um impacto inicial para conseguir a mensagem se espalhar de forma mais viral.

Saiba mais:

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