A página do blog no Facebook caminha para os 9 mil fãs, número que nos deixa felizes demais. Porém nem sempre foi assim. Até atingirmos o número mágico de mil likes, cometemos muitos erros, alguns até infantis e extremamente desnecessários, assim como outros que já foram cometidos no Twitter e que comentamos nesse post, pois quem diz que nunca errou é porque nunca aprendeu.
Nos referimos a mil likes como o número mágico pois é o mínimo que uma página precisa ter para ser “levada mais a sério” pelos usuários. É um pouco desconfortante uma página empresarial com 75 likes, 164 ou mesmo 500. Você, nem que seja por quase um segundo, desconfia daquele número baixo. Já se a página possuir 1.023 pessoas, o fator “curtir” se torna mais atrativo.
Bom, vamos aos nossos erros:
1. Não vincule sua página para publicações automatizadas
Ainda é possível observar muitas páginas com aquele conteúdo meio “quadrado”, mesmo com a mudança para a timeline. É desconfortante entrar em uma página e ver centenas de postagens sem ao menos um like, já que foram publicadas quase que consequentemente uma da outra. Isso demonstra preguiça por parte do administrador da fanpage. Sempre que possível insira manualmente o conteúdo, e com o sistema de agendamento tudo ficou mais fácil ainda.
2. Publique conteúdo externo
Não é só porque a página é da sua empresa ou blog que todos os conteúdos precisam ser, necessariamente, vinculados com a marca. Antes só publicávamos links do blog. Hoje, depois de alguns testes, começamos a inserir entretenimento e conteúdo de outros sites e blogs, chegando a um número significante de mais de 2 mil pessoas no “falando sobre isso”. As pessoas curtem sua página para ter um conteúdo bacana e exclusivo. Se for exatamente o mesmo conteúdo do blog, elas acabam ficando no blog e não há necessidade de ir até a sua página.
3. Crie um plano editorial com datas e invista em um conteúdo de primeira linha
Com o agendamento de postagens no Facebook dá para planejar com muita antecedência o que a sua página pode apresentar. Logicamente que páginas jornalísticas, por exemplo, necessitam de posts mais factuais e muitas vezes não podem abusar do agendamento. Porém mesmo nessas páginas é possível criar uma linha editorial e investir em boas descrições, escolher uma imagem interessante e inserir um link externo. Todos esses fatores fazem com que o leitor se interesse mais pelo seu conteúdo, como você pode ver em Como conseguir mais likes e comentários no Facebook.
4. Não publique demais e nem de menos
Um dos maiores desafios é manter uma página com um ritmo bacana de publicações, por isso a importância de se criar um calendário editorial. É tentador, muitas vezes, postar diversas itens ao longo do dia, porém isso só faz com que suas mensagens tenham menos impacto perante o público. O mesmo ocorre se “esquecermos” da página por alguns dias. Procure ficar entre 2 e 4 publicações diárias, diminuindo esse ritmo aos finais de semana e feriados. Isso, obviamente, varia conforme o seu nicho, mas dá pra ter uma noção dos horários de maior pico em Infográfico mostra os horários nobres do Facebook.
5. Procure estudar o seu público
Um dos erros mais graves que cometemos foi crer que conhecíamos nosso público no achismo. O público da sua página no Facebook pode ser muito diferente do público que te segue no Twitter ou que acompanha o seu blog. Tente explorar diversos segmentos até observar qual tem dado mais resultado, além do fato de que é super importante ficar atento aos dados gerados pelo próprio Facebook sobre o desempenho da sua página. Se precisar, teste diferentes estratégias ao longo do tempo.
E você, tem algum erro que queria compartilhar conosco? Muitas vezes são com o erros compartilhados que criamos mais conhecimento para lidar com essas ferramentas. É só deixar nos comentários! =)