O conteúdo sempre foi classificado como rei, porém muitas empresas ainda se posicionam como autoritárias e colocam os usuários e leitores como bobos da corte. Se o conteúdo é rei ele precisa que seu reinado seja levado a sério – e muito a sério -, já que investir em conteúdo próprio pode tanto levar sua empresa para uma crise nas redes sociais como até mesmo de salvar de uma.
Se a sua empresa está iniciando os passos no universo digital ou não dá tanta atenção à produção de conteúdo de qualidade nas redes sociais, abaixo vão 5 motivos básicos para toda e qualquer empresa apostar de uma vez por todas no reinado do conteúdo e dar atenção aos verdadeiros reis: os usuários.
1. Visibilidade
Um dos motivos mais básicos para sua empresa investir em conteúdo de qualidade nas redes sociais também é um dos mais fundamentais: visibilidade. Com visibilidade é possível expandir os horizontes da empresa – que até então eram simplesmente desconhecidos – e, com isso, fazer com que sua marca seja conhecida em outros cenários ainda não explorados.
Um conteúdo de qualidade nas redes sociais faz com que sua marca chame a atenção dos usuários e, consequentemente, uma maior cartela de clientes seja possível de ser construída. E esse é exatamente o segundo motivos para se investir em conteúdo de qualidade nas redes sociais: clientes.
2. Vendas
Se a sua empresa está investido em conteúdo e ganhando novos horizontes, um dos resultados mais diretos desse trabalho é um maior número de clientes, ou seja, quanto mais conhecida a sua empresa for mais clientes ela poderá angariar e, dessa forma, mais vendas poderão ser concretizadas nesse ambiente.
As vendas não se restringem apenas aos produtos físicos, mas também a serviços de consultoria, cursos online ou assessoria. Quando uma marca gera visibilidade com um conteúdo de qualidade ela também gera possíveis novos clientes e, consequentemente, credibilidade, já que quando a visibilidade atrair clientes a credibilidade deve ser pilar básico desse estrutura.
3. Credibilidade
Outro ponto fundamental da investida em conteúdo de qualidade nas redes sociais é o fator credibilidade. Uma empresa que tem o que dizer nas redes sociais é uma empresa melhor vista pelos usuários, ou seja, ninguém está disposto a seguir alguém que não tem o que dizer ou, pior, só fala bobagem e publica um conteúdo que não tem relevância alguma para com o público ou com a empresa.
A credibilidade, aqui, é um fator intrínseco aos dois itens anteriores e expõe a empresa de uma maneira positiva perante outras marcas, o que acaba a diferenciando das demais e gerando um outro motivo para se investir em conteúdo: audiência.
4. Audiência
Diferentemente do primeiro item, onde falamos sobre visibilidade, a audiência se trata de quando o conteúdo conquistou certa credibilidade, gerando boa visibilidade e clientes para a empresa. A audiência é o fator concreto da investida em conteúdo, é quando a empresa faz a manutenção do que tem e realiza os ajustes necessários para manter os pontos positivos, consertar os negativos e, principalmente, conquistar novos cenários.
A audiência é importante para qualquer tipo de empresa, seja um portal jornalístico, um blog, um e-commerce, um profissional autônomo ou até mesmo pequenas empresas dos mais variados ramos. A audiência é a linha que mantém sua empresa viva nas redes sociais e através do conteúdo ela conseguirá se manter sempre pulsante.
5. Custos reduzidos
Investir em conteúdo de qualidade não significa, necessariamente, que a sua empresa irá gastar menos com os itens necessários para se manter no digital. O ideal para quem quer conquistar os terrenos das redes sociais ou da internet em geral é apostar em um bom layout, pensar na experiência do usuário, investir em segurança digital, em SEO, contratar um bom profissional que trabalhe com desenvolvimento e mais uma série de outros itens.
Porém muitas empresas não possuem verba para dar todos os passos de uma só vez ou, ainda, dar o primeiro passo com todos esses itens. Então, aí vai a dica de muitos profissionais do universo digital: invista em conteúdo de qualidade. O conteúdo de qualidade consegue suprir temporariamente algumas lacunas como SEO e até mesmo uma estrutura mais sólida do site. O conteúdo é capaz de conquistar os itens anteriores sem o investimentos imediato dos outros fatores.
Se a sua empresa está iniciando nesse universo ou ainda não tem uma verba significativa para investir, foque em conteúdo e, posteriormente, vá aumento o leque de atuações com os demais fatores citados. O retorno para a sua empresa é garantido.
E você? Pensou em algum outro motivo fundamental para se investir em conteúdo de qualidade nas redes sociais?
Por Regina Monge, diretora da Verts Comunicação. @reginamonge
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