Você está em processo de criação de um novo website. Veja o que você precisa entregar
Para competir com sucesso no novo cenário na mídia de hoje, apenas ter um website otimizado já não é mais suficiente.
Você deve agora considerar uma série de novos fatores ao criar seu website. Esses fatores incluem design moderno, conteúdo, usabilidade e conversão nas mídias sociais.
Longe estão os dias e que um desenvolvedor web constrói um website, o consultor de SEO otimiza o website, um especialista em conversão faz o estudo e em seguida o website é aprovado.
Para fazer o seu novo website é essencial uma abordagem de marketing que envolve técnica, pesquisa, usabilidade e projeto.
Quantas vezes você já viu um website bonito, mas que não funciona?
A informação não está lá, a estrutura não está lá, ele é lento, demora a carregar e ainda por cima não aparece nos resultados de buscas.
O contrário também acontece. Websites bem otimizados podem estar desatualizados e serem menos atraentes para o usuário.
Além do mais, exagerar na otimização pode prejudicar o seu website e ele pode até ser banido dos buscadores.
A abordagem dos 5 pilares
O web design moderno envolve multi-departamentos, multi-funções e um conjunto de habilidades e abordagens.
O SEO de conteúdo é uma parte essencial do processo de concepção e construção.
No entanto, também é importante garantir que você compreenda o projeto como um todo.
#1. Projeto
Você ficaria surpreso como muitos websites não se preocupam com o fato de um design moderno. O foco no marketing e na otimização pode atrapalhar muito o desempenho de um website.
É preciso equilibrar a usabilidade do website, com um design limpo, simples e envolvente.
Encontre o equilíbrio entre o design moderno e atraente e simples por natureza, informativo e atraente para o usuário e de fácil manutenção. Esse é o alicerce do sucesso de um website.
Um dos maiores desafios de um projeto de website é o malabarismo da representação visual: sintonizar o visual, o HTML e os elementos de estilo do CSS.
Um designer tradicional normalmente tem uma visão totalmente diferente de como um website deve ser, em comparado com um consultor de SEO.
Dicas
- Ao projetar seu website, certifique-se que ele reflete o que os usuários querem.
- Torne-o fácil de navegar.
- Seja criativo e crie um visual limpo e leve.
- Certifique-se que o design e o conteúdo de completam.
- Use webfonts para dar estilo moderno ao seu website, com boa tipografia.
#2. Usabilidade
O tráfego é uma das chaves para atingir as metas de marketing e SEO é uma etapa muito importante nisso tudo.
É importante combinar as estratégias de SEO e design com a usabilidade – aquilo que acontece quando os usuários entram eu seu website.
O marketing moderno utiliza tanto as habilidades de usabilidade e SEO, e a usabilidade é o que garante o equilíbrio das estratégias de SEO.
Dicas
- Utilize o comportamento do usuário através de estudos de eye tracking e heatmap para organizar o seu website.
- Verifique se seus títulos são claros e concisos para captar a atenção dos leitores.
- Certifique-se que a sua velocidade e tempo de resposta sejam rápidos. Um atraso maior do que 2 segundos e você perde o usuário e uma venda.
- Concentre-se na leitura: tipografia, cor, textos, imagens e imagens de fundo. Certifique-se que as cores e fontes que você usa são fáceis de ler e sua arquitetura está alinhada ao seu conteúdo.
- Mantenha a navegação simples.
#3. SEO
Este é o lugar onde os departamentos de marketing e técnico devem estar alinhados.
Como profissionais modernos e designers evoluíram essa relação, é essencial que os princípios básicos de SEO no local sejam construídas na estrutura do website.
Dicas
- Construa URLs amigáveis e uma estrutura de URL amigável para os motores de buscas saberem sobre o que se trata a sua página.
- Construa um sitemap para garantir aos buscadores indexem o seu website corretamente durante o processo de rastreamento.
- Escreva títulos relevantes.
- Evite tecnologias em flash.
- Use links e texto âncora relevantes. Apesar de “clique aqui” e “saiba mais” parecerem um claro apelo à ação, isso não significa que os motores de buscas sabem que isso é importante.
- Sempre use atributos “alt” nas imagens e preencha a descrição para ajudar a sua classificação e fazer com que os buscadores entendam o contexto da imagem.
- Coloque tags adequadas e evite o uso desnecessário de tags H1. O recomendado é apenas 1 H1 em cada página.
#4. Conteúdo
O conteúdo é o elemento que liga todos os elementos do processo de concepção e construção de um website.
O conteúdo é fundamental para tudo o que fazemos, tanto do ponto de vista técnico, quanto de marketing. Todo bom projeto deve ser centrado em torno de um conteúdo de qualidade.
Dicas
- Certifique-se de que seu conteúdo seja claro, conciso e pertinente.
- Garanta que seu conteúdo diz o que você precisa dizer de maneira simples.
- Utilize os espaços em branco para dar ênfase e quebrar os diferentes aspectos de seu conteúdo.
- Organize seu conteúdo: data, hora, localização, tema e público-alvo.
#5. Integração
A integração é a chave para o sucesso na construção de um website que funciona para o seu negócio.
As pessoas consomem conteúdo em uma combinação de dispositivos; smartphone, tablet e computador, e integrar o seu website aos hábitos dos usuários é muito importante.
É preciso pensar em todos os fatores
É sempre importante lembrar que a concepção artística de um website é, em última análise, feito para as pessoas, não para os motores de buscas.
Um design limpo e simples ajuda os usuários a ficarem mais tempo navegando em seu website, porque ele é agradável.
Dito isso, é preciso integrar o design, com o SEO e o conteúdo e entregar uma plataforma limpa, simples e atraente.
Essa deve ser a sua missão para desenvolver um website de sucesso.
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Este artigo foi adaptado do original, “5 Pillars of a Successfull Modern Web Desing”, do Search Engine Watch.
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