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5 Razões porque um blog corporativo fracassa 2/5


Veja a segunda razão porque um blog corporativo fracassa – o uso de propaganda, e entenda por que você deve evitar vender produtos através dele.

No primeiro artigo da série, explicamos como uma boa estratégia para seu blog é imprescindível. Um blog pode ser criado em minutos mas implementar uma estratégia completa onde este blog dê resultados toma mais tempo de imaginação e planejamento. Parece óbvio, mas os profissionais de marketing tradicional mesmo com muitos anos de experiência ainda encontram dificuldades para entender a diferença entre implementar uma campanha feita de anúncios e uma campanha de Inbound Marketing através de um blog.

2. Usando propaganda tradicional em um blog

diga não a propaganda.

A Propaganda é vista como “impura” aos olhos do consumidor moderno. Afinal, procuramos alguma honestidade na internet depois de tanta “besteira” que as mídias tradicionais nos venderam por décadas.

Um blog não é lugar para propaganda. Com propaganda nele acontece o oposto: bsatam alguns anúncios e você irá ter menos tráfego e conversão. A verdade é que ao navegar pelo seu blog, os leitores provavelmente estão tentando achar informação relevante sobre um assunto específico ou mesmo interessados em sua comunidade e querem se envolver na discussão. A questão é: a última coisa que eles estão querendo é comprar o seu produto. Ter propaganda nele é no mínimo inconveniente para quem lê.

Entretanto, muitos blogs corporativos publicam posts com a intenção de vender seus produtos e serviços de forma direta. Alguns, inclusive deixam o sistema de comentários desligado ou não tem botões de compartilhamento para as redes sociais. Um blog funciona para dar um pouco de ‘humanidade’, uma cara humana, a corporações que em geral são vistos como ‘moedores de carne humana’ e pragmáticos ‘vendedores de mãe’. O blog é a chance de mostrar que existe gente preocupada com gente por trás do logotipo de dezenas de milhares de reais.

Lembre-se: o conceito e conteúdo tem que útil aos clientes e não deve ser sobre seus produtos.

Para ter sucesso em seu blog, você precisa do engajamento dos seus consumidores. Eles tem que se envolver emocionalmente e se tornar simpático, se possível amigo. O que as pessoas procuram quando querem fazer novos amigos? Alguém que tem os mesmos valores, paixões e talvez, problemas…certo? Demonstre os valores de sua empresa, os problemas que estão resolvendo para os consumidores, mostre que de alguma forma como a empresa se interessa genuinamente pelo seu consumidor. Um grande exemplo disso é a Nike (uma empresa que inspirou até Steve Jobs).

Nike+ Blog

A Nike tem usado marketing de conteúdo há muito tempo. O blog Training evita falar de seus produtos e coloca treinadores para servirem de conselheiros e darem dicas aos corredores enquanto vendem a ‘cultura’ da marca.

Em 2006, a Nike lançou o Nike+, uma plataforma feita para facilitar as interações sociais entre corredores. O objetivo era melhorar o engajamento do consumidor e sua fidelidade e o projeto excedeu as expectativas: em um ano 500.000 corredores de 160 países se cadastraram no programa. Até agosto de 2007, a Nike tinha 57% do mercado norte-americano de tênis para corrida comparado a 47% do ano de 2006. Em agosto de 2009, 1.3 milhões de corredores registraram mais de 150 milhões de milhas em seu Nike+. O blog do Nike+, chamado Training nos EUA e Nike Corre no Brasil, é atualizado por treinadores que dão aconselhamento sobre corrida e respondem a questões de usuários. Além de tudo, não é necessário ter um produto da Nike para ser parte da comunidade: o foco é na paixão pela corrida ao invés dos produtos da marca.

Não me entenda mal: não focar no seu produto não significa que sua marca não deva estar no seu blog. O blog da Nike+ inclui hyperlinks para a sua loja na barra lateral. Entretando, a marca não tem destaque deixando o lado comercial em segundo plano. E a parte engraçada é que quando você faz isso, mais interesse vem por parte dos leitores em descobrir os produtos da marca.

Ouça, Ouça, ouça e então responda

Um blog é a melhor maneira de conseguir feedback relevante de seus clientes mais leais. Ao interagir com ele, não apenas você irá aumentar o engajamento mas também aprenderá e encontrará novas maneiras de melhorar seu produto. A dica principal aqui é: Não deixe seus clientes sem resposta. Interaja sempre de forma honesta e cuidadosa afinal, os consumidores são seus mais preciosos ativos sem falar, sua razão de ser.

A confiança é difícil de ser conquistada e muito fácil de ser perdida.

Emoções, comunidade, interações, paixão, soluções de problemas são fatores essenciais que devem ser levados em conta quando você implementar sua estratégia de blog corporativo. Como coloquei, o foco não deve estar na venda de produtos mas em prover serviços grátis  – conselhos, informação, dicas, interações – que irão engajar seus consumidores e mostrar seu lado “expert”, resolvedor de problemas e líder. Isso se traduzirá em confiança, o que vai facilitar o lado comercial da sua marca. O cuidado sempre será manter-se confiável como em qualquer relacionamento de sucesso.
Na parte 3 falaremos sobre o “tom de voz” de um blog corporativo. Se você perdeu a primeira parte, basta clicar no link: 5 razões porque um blog corporativo fracassa 1/5

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