O artigo de hoje foi escrito por Luan Gabellini, sócio fundador da BetaLabs, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas de gestão empresarial (ERP), e-commerce e softwares sob medida em cloud computing
Alguns negócios crescem de maneira muito acelerada.
Como rotinas e fluxos de PMEs são usualmente diferentes das realizadas nas grandes empresas, é essencial que o empresário perceba a mudança de patamar do seu negócio e tome ações para melhorar processos e garantir a manutenção da taxa de crescimento e rentabilidade.
Para isso, é preciso estar atento ao grau de maturidade em que a companhia se encontra.
Confira cinco indícios de que sua PME está virando uma grande empresa:
1. Abrangência
Seus fornecedores, clientes e parceiros comerciais estão geograficamente muito distribuídos.
Se sua empresa está fazendo negócio em várias regiões do país ou eventualmente até fora do Brasil é muito importante que seus controles estejam aptos para operar de modo online e sincronizado.
2. Complexidade gerencial
Se gerar relatórios essenciais para operação virou uma tarefa lenta e onerosa é hora de fazer duas perguntas – Você consegue acompanhar seus processos de modo sincronizado? Orçamentos e vendas estão automaticamente sincronizados com seus controles financeiros e de estoque?
É comum que empresas em crescimento tenham falhas na transição de informação entre áreas.
É essencial a adoção de sistemas e métodos para contornar essa situação. Resolver essa situação vai, além de garantir o controle, evitar que você gaste tempo extra de trabalho ou finais de semana cruzando relatórios para checar informações.
3. Perda de produtividade
Chegou um momento no qual sua equipe comercial não conhece mais toda sua linha de produtos ou todos os cases de serviços prestados pelo seu negócio e seu time operacional tem dificuldade para ter acesso a informações de faturamento e aprovações financeiras.
Esse é um exemplo claro de perda de informação durante o fluxo pode causar insatisfação de clientes e até diminuição da carteira. Um workflow bem definido e baseado em um software de gerenciamento é a chave para a solução deste problema.
4. Sistema engessado
Você até identificou os pontos 2 e 3, mas é incapaz de soluciona-los por conta do engessamento do seu software atual e – possivelmente – da ineficiência da sua equipe interna de TI.
No momento em que você tem certeza de que seus sistemas atuais são insuficientes, você provavelmente já está perdendo dinheiro e produtividade.
5. Complexidade de estoque
No início era fácil gerenciar seu estoque. Não só fisicamente, mas também o planejamento de reposição e compras.
Agora você se depara com várias situações nas quais seu estoque não é suficiente para suprir a demanda e a consequência inevitável é a perda de vendas.
Procure um sistema que tem a capacidade de prever, controlar e emitir relatórios sobre o estoque, bem como controlar custos a fim de que você não faça vendas com prejuízos.
—
Nota do editor: Vale a pena ressaltar que um bom sistema de gestão (ERP), não é necessário apenas para uma grande empresa. Existem diversas vantagens em ter sua gestão organizada desde o início.
Para se aprofundar no tema, recomendo o artigo O que é um ERP e como usá-lo em uma micro empresa.
Obs.: Créditos da imagem Shutterstock
The post 5 sinais de que sua PME está virando uma grande empresa appeared first on Saia do Lugar.