A Comunicação Integrada de Marketing (CIM) engloba o planejamento e a implementação de várias formas de comunicação persuasivas que visam influenciar diretamente o comportamento do público-alvo das comunicações. Ela consiste na utilização e integração de todas as ferramentas disponíveis para alcançar um único objetivo de comunicação, independente de sua natureza – comercial, organizacional, institucional, etc.
Uma estratégia consistente de CIM faz a utilização de ferramentas adequadas a cada situação, além de controlar e gerir todos os pontos de contato da marca com os seus diferentes públicos – clientes, fornecedores, colaboradores, parceiros.
Não existe um conceito engessado no que se refere à definição das ferramentas de comunicação que compõem a CIM. Ela considera todas as fontes de contato entre o emissor (a parte interessada em comunicar) e o receptor (o alvo da comunicação) como potenciais canais de distribuição para mensagens futuras.
As ferramentas da CIM englobam, mas não estão restritas a:
- Assessoria de Imprensa
- Relações Públicas
- Promoção de Vendas
- Marketing Direto
- Publicidade e Propaganda
- Endomarketing
- Design
- Marketing Digital
- Merchandising
Tendo dito tudo isso, tenho certeza que você, micro e pequeno empreendedor, está pronto ou minimamente inclinado a interromper essa leitura porque não consegue pensar outra coisa além de “eu estou longe de possuir essa capacidade de investimento”. Acertei? Por mais que eu entenda que estamos abordando um aspecto crítico do mundo das MEs, o que tenho para te dizer é duro: pare de sabotar o seu negócio com esse tipo de desculpa!
Se você não tem preguiça de trabalhar e está disposto a arregaçar as mangas para implementar uma estratégia de CIM com o mínimo de investimento, as dicas que seguem são para você!
1) Entenda onde você está e saiba para onde quer ir
Trace o seu objetivo geral e desdobre-o em objetivos estratégicos.
2) Defina com quem você quer se relacionar
Toda comunicação deve ser direcionada para um público que deseja ou necessita o produto ou serviço em questão. A quem os esforços relacionados à sua estratégia de Comunicação & Marketing serão direcionados?
3) Monte o quebra-cabeça
Desenhe um composto de CIM ideal, converse com todos os fornecedores necessários para a implementação dele (designer, gráfica, programador, veículos de comunicação, etc.), estime o investimento total, coloque os pés no chão e as suas habilidades mais estratégicas para trabalhar – é hora de reduzir custos.
Avalie cautelosa e realisticamente o potencial retorno sobre investimento de cada ação. Adote uma postura criativamente qualitativa e perceba que menos pode ser muito mais. Com boas pitadas de criatividade e inovação, você pode impactar e gerar valor para o seu público-alvo com muito menos ($) do que jamais imaginou. Meu palpite é que o foco da sua estratégia vai acabar no Marketing Digital, por ser o mais acessível e viável, sem contar questões como potencial de viralidade.
4) Organize-se!
Estabeleça um cronograma que liste todas as ações, seus respectivos prazos, responsáveis e status. A partir daí, assuma uma postura de gestão de projeto.
5) Seja minucioso
Se for para fazer qualquer coisa (seja gerar conteúdo para as suas redes sociais, desenvolver uma apresentação ou participar de um evento de networking) só para alterar o status da sua tarefa para concluído e se deleitar em um falso sentimento de missão cumprida, simplesmente não faça!
Seja neurótico! Use bom gosto, comprometimento, disciplina, consistência, organização e atenção aos mínimos detalhes em doses excessivas.
6) Não espere milagres
Seja realista. Trabalhe com espírito de formiga, ciente de que os resultados virão a médio e longo prazo. Se você trabalhar com persistência, entretanto, é esse trabalho que vai tornar o seu negócio sustentável.
Ninguém disse que seria fácil! Mas quem não pode fazer tudo, faz tudo que pode. E cá entre nós, quanto mais a gente batalha pelos nossos objetivos, maiores se tornam as conquistas!