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8 dicas importantes e práticas para abrir sua empresa


O que acontece depois do momento “Eureka! Acabei de ter uma ideia de negócio!”?

Concretizar essa ideia em uma empresa real é onde a maioria das pessoas que querem empreender acaba emperrando, seja por falta de preparação ou recursos ou qualquer desculpa que tende sempre a aparecer.

Para que menos ideias sejam desperdiçadas, seguem abaixo dicas relacionadas às 3 áreas essenciais para o começo de qualquer empresa:

Marketing
1- Existe um mercado para seu produto (fora você ou seus parentes)?

De nada adianta uma baita ideia se o produto ou serviço que você oferecerá não atrair clientes. Para descobrir isso, simples pesquisas de mercado podem dar sinais (positivos ou negativos) sobre a viabilidade do negócio.

Ao mesmo tempo, este não é o momento de se fazer a melhor pesquisa de mercado do universo. Procure sinais fortes, mais puxando para o qualitativo do que o quantitativo – e passe para a próxima etapa.

2- Com quem você concorre e quais serão os diferenciais?

No extremo dos casos, uma empresa sempre concorre com o ‘nada’ (veja mais), que é a opção que o cliente tem de simplesmente não pagar pelo produto ou decidir gastar em algo não relacionado.

Entrar no mercado oferecendo simplesmente a mesma coisa que todo mundo oferece é arriscado e não recomendado. Por isso, criar diferenciais é essencial, tanto nos atributos do produto/serviço, quanto nas atividades de suporte (atendimento, suporte, garantia etc.).

3- Como você fará a venda?

Empresa aberta e pronta para botar tudo em execução. Ou seja, hora de vender.

Como sua empresa conseguirá novos clientes: vendas diretas com um funcionário, por telefone, pelo site, via representantes e revendedores ou através de tudo isso junto?

Qualquer que seja a resposta, cada uma dessas “plataformas” exige todo um trabalho de estruturação e de criação específica da sua comunicação.

Finanças
4- Quanto você precisa para começar a operar? Você precisaria continuar no emprego no começo ou tem reservas suficientes?

O início de qualquer empresa provavelmente é o período mais sensível financeiramente, já que capital de giro é necessário para iniciar as atividades, mas nada garante que as primeiras vendas cairão rapidamente.

Veja qual é a sua necessidade de capital de giro e planeje bem esse início, principalmente se os seus recursos atualmente dependem de um emprego que será abandonado em breve.

5- A conta fecha? Você consegue estimar o quanto você precisaria para produzir, vender e operar e quantos clientes você precisa para isso fechar?

Algumas contas básicas podem te ajudar a ver quão suficiente sua estrutura é para suportar determinado número de clientes e, claro, a ver se você consegue esse número mínimo de clientes.

Essa análise é muito importante, já que caso (antes de começar) você veja que, no fim das contas, esse negócio nem se sustenta, você ainda tem tempo para repensar seu modelo de negócios.

6- Quando é necessário registrar legalmente a empresa?

No momento em que você precisar emitir uma nota fiscal. Além de ser crime não emitir nota fiscal, normalmente seus clientes também precisam dela para justificar o gasto.

Claro, leve em conta que o processo de abertura leva certo tempo. Para mais dicas sobre este processo, não deixe de ler o artigo guia simples e objetivo sobre como registrar uma empresa.

RH
7- Quais as habilidades que você precisa para criar/entregar esse produto ou serviço específico?

Você tem as habilidades técnicas para entregar o serviço/produto proposto? E as habilidades gerenciais para administrar o dia-a-dia da empresa?

Com base nisso, quais e quantas pessoas você precisa contratar?

Em relação à parte gerencial, analise o que vale a pena ser terceirizado e a utilização de ferramentas automatizadas em comparação com a contratação de mão-de-obra (dicas extra aqui).

8- Como conseguirá mais pessoas: serão sócios ou funcionários?

A inclusão de novos sócios pode ser uma ótima ferramenta para conseguir mão-de-obra não só para o dia-a-dia, mas também para a divisão do risco.

Anteriormente, vale a análise sobre como cada sócio contribuirá no negócio, modo de funcionamento e, principalmente, se os valores pessoais de cada sócio poderão funcionar em conjunto. Veja algumas dicas sobre escolha de sócios.

São 8 pontos bastante básicos que podem servir como reflexão. Se você está começando e não tem essas informações, sugiro que faça uma pausa e essa análise.

Abraços,

Luiz Piovesana (por empresas que começam com o pé fora do buraco)

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Veja também:

  1. 5 dicas para abrir uma empresa sem abandonar a carreira
  2. 10 perguntas a se fazer antes de abrir uma empresa
  3. 5 dicas importantes para terceirizar e ter sucesso – parte 2


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