Não há fórmulas secretas que levam à inovação, mas algumas orientações podem ajudá-lo a destacar-se e ter boas ideias
1) Repense
Para inovar não é preciso começar do zero. Você pode pensar em formas diferentes de usar coisas que já existem. Pensar a partir de ideias que já estão no mercado é uma ótima iniciativa para quem deseja se diferenciar.
2) Consequências inesperadas
É muito comum que produtos façam sucesso ou ganhem utilidades completamente diferentes do que as programadas por seus criadores. Não seja rígido em relação ao seu produto, mas pense nele como algo flexível que pode se adaptar as diferentes necessidades de seus consumidores.
3) Pense diferente
Às vezes é necessário ignorar o convencional, status quo e a expectativa dos outros para surgir com algo inovador e completamente diferente. Não pense em fazer melhor do que seus competidores. Pense em fazer o que eles não fazem, em atender as necessidades que os produtos oferecidos por eles não atendem.
4) Siga as necessidades
Você pode começar com algo completamente diferente daquilo que irá trazer seu sucesso. Serão as necessidades de seus clientes que vão guiá-lo pelo caminho certo. Cada fase desse processo é muito importante, pois você conhece suas capacidades e aquilo que você trabalha bem ou não.
5) Não fique estagnado
Quando inovar, não pare por aí. Só porque você desenvolveu uma ótima ideia, não quer dizer que deve ficar preso a ela e ponto final. Fique sempre motivado para a inovação e não se contente com o sucesso atual. Busque sempre se aprimorar. Quando seu produto atingir determinada necessidade, já pense em quais ele ainda não pode ser útil.
6) Converse com outras pessoas
Quando estiver em busca da inovação não se isole de seus colegas. Compartilhar suas ideias pode desencadear novas perspectivas e melhorar os resultados finais. Quem sabe se a pessoa ao seu lado pode ter um momento de inspiração ou pensar em algo que você ainda não havia considerado?
7) A hora de parar
É muito importante que você saiba a hora de continuar ou parar. Interromper um projeto não significa necessariamente que você deve esquecê-lo, apenas que a hora para investir nele ainda não chegou e as ideias precisam ser mais trabalhadas.
8) Brainstorm
Como em qualquer outro método de inovação, o brainstorm pode ser feito de forma eficiente ou não. Com as pessoas certas, um bom líder, perguntas objetivas e bem escolhidas e um objetivo em comum, é muito provável que você chegue a algum lugar e avance alguns passos no sentido da melhor ideia.
Fonte: Universia Brasil