O aumento do nível do mar fazendo com que cidades costeiras sejam inundadas parece ser o menor dos problemas advindos do aquecimento global. De acordo com um novo relatório da Agência Espacial Europeia, a perda da camada de neve ao longo da plataforma de gelo da Antártica está modificando o campo gravitacional da Terra.
Durante os últimos quatro anos, o satélite GOCE da ESA deu a volta ao mundo, mapeando o campo gravitacional da Terra em detalhes sem precedentes. E entre 2009 e 2013, revelou o GOCE, o derretimento da camada de gelo da Antártida aumentou o suficiente para diminuir a gravidade da região.
Foi uma queda pequena, então não é como se pinguins começassem a flutuar no espaço, mas é mais um exemplo de como o aquecimento global rapidamente muda a dinâmica planetária.
E essa descoberta se apoia em outras informações de diversos satélites científicos. O satélite Grace, dos EUA e Alemanha, detectou os mesmos distúrbios gravitacionais – com uma resolução muito mais grosseira – por mais de uma década e o CryoSat, da ESA, descobriu que a taxa de perda da camada de gelo da Antártida triplica a cada ano desde 2009, e tem feito o continente encolher 125 quilômetros cúbicos por ano desde 2011. Nesta velocidade, pesquisadores temem que o colapso e dissolução da nossa calota polar do sul tenha se tornado irreversível. [ESA via Mother Jones]
O post A Antártida está perdendo tanto gelo que isso está afetando o campo gravitacional da Terra apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.