X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

A ciência para perder a gordura da barriga


Uma rápida busca na internet traz inúmeros métodos que prometem remover a gordura indesejada do seu abdômen. Há pílulas “milagrosas” de dieta para reduzir os níveis de cortisol, há treinos físicos intensos que juram garantir uma barriga tanquinho. A verdade é que não existe pílula de dieta nem exercício cientificamente comprovados que reduzam a gordura nessa área.

Mas você pode, sim, se livrar da gordura da barriga. Para entender melhor como isso é possível, vamos falar sobre os tipos de gordura – conhecida no mundo da medicina como tecido adiposo – e sobre os diferentes métodos para perder um pouco desse tecido.

MAIS: A ciência da gordura: como ela é armazenada no corpo – e como queimá-la

Gordura branca e marrom

A gordura existe em dois tipos básicos: branca e marrom. O tecido adiposo branco faz o que você imagina: armazena energia. 50 gramas contêm cerca de 300 kcal. As células desse tecido têm receptores para insulina, hormônios de crescimento e outros.

Por sua vez, a gordura marrom – encontrada principalmente em recém-nascidos – é uma presença altamente desejável em humanos. Sua função principal é produzir calor. Ela faz isso por ter, dentro de suas células, um número maior de organelas (as mitocôndrias) que convertem substâncias orgânicas em energia.

Acreditava-se que a gordura marrom não existia em adultos, mas em janeiro de 2014, uma equipe de pesquisadores no Instituto Garvan de Pesquisa Médica, na Austrália, descobriu gordura marrom em adultos; na verdade, quem possui níveis mais elevados dela tende a ser mais magro. Eles estimam que 50 gramas de gordura marrom queimam (em vez de armazenar) cerca de 300 kcal por dia.

Gordura subcutânea e visceral

Ambos os tipos de gordura se distribuem de duas formas no corpo: abaixo da pele (subcutânea) e ao redor dos órgãos (visceral). A gordura subcutânea fica logo abaixo da pele; quando em excesso, ela cria aquela aparência rechonchuda.

Os homens tendem a armazenar o excesso de gordura no abdômen, peito e ombros. Isso se chama “distribuição androide de gordura corporal” (lembrando que “androide” significa “semelhante ao homem”), e pode levar a uma aparência em forma de maçã. Por sua vez, as mulheres tendem a armazenar os excessos nos quadris e coxas – é a distribuição ginoide de gordura, que gera uma aparência em forma de pera.

Quando se trata da percepção social, um excedente de gordura subcutânea é geralmente visto como pouco atraente, e muitos querem se livrar dele. Ter gordura subcutânea em excesso na barriga não é exatamente saudável, mas não representa qualquer risco adicional do que outras áreas do seu corpo.

A gordura visceral, por outro lado, é completamente diferente. Este tipo envolve e amortece os nossos órgãos internos de todos os choques físicos associados à vida cotidiana. Um excesso de gordura visceral aumenta o risco de pressão arterial alta, diabetes tipo 2, doença cardíaca, demência, certos tipos de câncer e muitos outros problemas de saúde.

cdcf RqXKjOyoazo

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot