Eu sou do tempo em que o Digg ditava o que era popular na internet – com o famoso e desejado “efeito Digg” – numa época sem Twitter ou Facebook, e em que o conceito de “social news” era um temor para os grandes grupos de comunicação.
Nunca tive paciência para o visual “rústico” do Reddit, que praticamente obliterou seu maior concorrente do mapa quando a turma do Kevin Rose tropeçou com a versão 4 do Digg.
Sendo assim, atualmente é impossível navegar sem ter contato com algo que começou ou se popularizou através do Reddit, que apropriadamente se chama de:
“The front page of the internet”
Em um novo documentário da excelente série “Off Book”, a PBS resume esse fenômeno em 8 minutos. Infelizmente, não se aprofunda muito, e funciona como um manual básico de funcionamento do site, apenas arranhando uma análise do poder da comunidade.
Formada majoritariamente por homens – 72% do sexo masculino, brancos, entre 25-34 anos, baixa renda – a base do site se auto-denomina “Exército Reddit”, considerando que são capazes de fazer qualquer coisa depois da participação efetiva nos protestos contra o SOPA no início do ano.
A colméia nerd do Reddit, quando irritada, ameaça derrubar sites, e forçaram inclusive o GoDaddy a retirar o apoio as propostas de censura na internet.
Para eles, essa é a prova de que não são apenas criadores de memes ofensivos e piadas preconceituosas, ainda que continuem sendo vistos por muitos como meros moleques do cyber-bullying.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie