Hoje, quando falamos em marketing viral vem em nossa
mente, facilmente, os principais vídeos que bombaram no YouTube nas últimas
semanas. O tal “vírus” nos diverte e entendemos que a novidade, irreverente ou
chocante, realmente precisa ser passada a diante. Esquecemos, porém, que o marketing viral pode se tornar uma
arma poderosa para sua empresa, desde que ele seja utilizado de uma forma
inteligente.
mente, facilmente, os principais vídeos que bombaram no YouTube nas últimas
semanas. O tal “vírus” nos diverte e entendemos que a novidade, irreverente ou
chocante, realmente precisa ser passada a diante. Esquecemos, porém, que o marketing viral pode se tornar uma
arma poderosa para sua empresa, desde que ele seja utilizado de uma forma
inteligente.
O termo “viral” surgiu quando no início do ano 2001, e-mails gratuitos que convidavam os leitores a experimentar o serviço e fazer
com que repassassem para terceiros, devido ao conteúdo criativo e dinâmico, sem
qualquer esforço extra dessa empresa. Com a proliferação dos conhecidos spams,
o marketing viral perdeu força pelo correio eletrônico e passou a dominar as
redes sociais, como Facebook, Orkut e Twitter. Para se entender a essência do viral é necessário que
estajamos conectados. Sua disseminação é semelhante à uma epidemia, que passa
de uma para 100 pessoas em questão de minutos, ou até mesmo segundos.
com que repassassem para terceiros, devido ao conteúdo criativo e dinâmico, sem
qualquer esforço extra dessa empresa. Com a proliferação dos conhecidos spams,
o marketing viral perdeu força pelo correio eletrônico e passou a dominar as
redes sociais, como Facebook, Orkut e Twitter. Para se entender a essência do viral é necessário que
estajamos conectados. Sua disseminação é semelhante à uma epidemia, que passa
de uma para 100 pessoas em questão de minutos, ou até mesmo segundos.
O que existe de fato no marketing viral é a troca entre o
consumidor que recomenda essa ideia e os receptores, que têm a vida modificada
pelo o que aquela idieia representa, ou seja, se sua empresa oferecer um conteúdo original
pela internet, um serviço bem prestado e orientado, pode se transformar em um
marketing viral sem a necessidade real de se escrachar determinados assuntos para que gerem polêmicas e, assim, caiam nas graças do internauta.
consumidor que recomenda essa ideia e os receptores, que têm a vida modificada
pelo o que aquela idieia representa, ou seja, se sua empresa oferecer um conteúdo original
pela internet, um serviço bem prestado e orientado, pode se transformar em um
marketing viral sem a necessidade real de se escrachar determinados assuntos para que gerem polêmicas e, assim, caiam nas graças do internauta.
Assim, todos saem ganhando na disseminação de um
viral. Ao utilizar-se do viral numa estratégia de disseminação de uma mensagem,
é preciso observar que algumas pessoas têm mais chance de espalhar o vírus para
toda a sua rede. Os agentes contaminadores, que são o cerne da propagação de
uma ideia viral, devem ser identificados e sempre cortejados para que uma
estratégia de viralização funcione.
viral. Ao utilizar-se do viral numa estratégia de disseminação de uma mensagem,
é preciso observar que algumas pessoas têm mais chance de espalhar o vírus para
toda a sua rede. Os agentes contaminadores, que são o cerne da propagação de
uma ideia viral, devem ser identificados e sempre cortejados para que uma
estratégia de viralização funcione.
Mesmo assim, a tarefa de se criar e ativar um viral é bem
mais difícil do que pode parecer. Agências, como uma agência de viagem, por
exemplo, e clientes geralmente não possuem um conteúdo interessante que possa
ser transformado numa mensagem que resulte num viral. É preciso da ajuda de um profissional que trabalhe com otimização de site para que sua empresa tenha sucesso em se
propagar na internet, sem correr o risco de criar uma campanha inversa de
marketing viral. O mesmo vírus que glorifica também pode matar.
mais difícil do que pode parecer. Agências, como uma agência de viagem, por
exemplo, e clientes geralmente não possuem um conteúdo interessante que possa
ser transformado numa mensagem que resulte num viral. É preciso da ajuda de um profissional que trabalhe com otimização de site para que sua empresa tenha sucesso em se
propagar na internet, sem correr o risco de criar uma campanha inversa de
marketing viral. O mesmo vírus que glorifica também pode matar.
Por Michel Oliveira, diretor da SEO & Links Patrocinados.
Via RSS de Blog Mídia8!
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