Esta semana, o Windows 10 pegou todo mundo de surpresa: por que ele tem esse nome? Cadê o Windows 9? Terry Myerson, chefe do Windows, apenas disse misteriosamente que “quando você vir o produto em sua plenitude, eu acho que você vai concordar conosco que [Windows 10] é um nome mais apropriado”.
No entanto, há uma explicação não-oficial muito convincente para a Microsoft deixar o Windows 9 de lado: esse nome faria diversos programas pararem de funcionar.
O usuário cranbourne do Reddit diz:
Sou desenvolvedor Microsoft. Rumores internos dizem que os primeiros testes revelaram que muitos produtos de terceiros tinham código na forma
if (version.StartsWith (“Windows 9″))
{/ * 95 e 98 * /
} Else {e que esta foi a solução pragmática para evitar isso.
Explicamos. Para verificar qual versão do Windows o usuário está rodando, uma maneira fácil – e ruim – é ler o nome do sistema operacional. O código acima lê “Windows 9″ e entende que o sistema operacional deve ser o Windows 95 ou o Windows 98.
A não ser, claro, que exista um Windows 9.
Parece que muitos programadores não acharam que existiria outra versão “Windows 9x”, ou não se importaram de preparar seu software para o futuro. Infelizmente, isso é muito comum, especialmente em código Java: