Ser sustentável não é mais moda, já é uma questão de necessidade. Aliás, já passou da hora de acordarmos para o planeta. Para se ter uma noção, o relatório do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) divulgado em fevereiro constatou que até a metade do século, a preservação dos recursos naturais exigirá que os países gastem US$ 1,3 trilhão, ou 2% do PIB mundial. A ciência não para de criar novidades em prol do planeta, mas agora é a vez da indústria fazer a parte dela.
E os consumidores sabem disso, não é de hoje que as chamadas empresas sustentáveis caíram no gosto das pessoas e já conseguem entrar na briga pela preferência dos clientes. A Results até já deu algumas dicas de como deixar o escritório mais verde a partir de iniciativas simples e que pouco mexem no bolso.
A Intel, que não é boba nem nada, já correu para garantir seu espaço na economia verde e utilizará a tecnologia a serviço do meio ambiente. Durante o evento Research@Intel, ocorrido no início deste mês, a empresa, que é considerada uma das mais inovadoras, anunciou que investirá em projetos que reduzam o consumo de energia elétrica. Um dos mais curiosos é uma bicicleta plugada a um sistema que transforma as pedaladas em energia (veja a imagem acima) – pedalando cinco minutos, já é possível carregar a bateria do celular. Se tiver pique para trinta minutos, a energia gerada é capaz de alimentar um computador por três horas. E você, vai ficar para trás? O que sua empresa faz pelo planeta?