Eis um vídeo bem interessante explicando a história do Primeiro de Abril. Você já deve saber que é uma tradição surgida após a mudança do calendário juliano para o gregoriano, mas você talvez não saiba que até mesmo publicações de respeito entram na brincadeira. Isso fez a Veja publicar reportagem sobre um artigo falso da Scientific American, no que é a “barriga” mais célebre da história da imprensa brasileira.
As primeiras referências ao Primeiro de Abril começam no século XVII, mas são pouco frequentes e pouco detalhadas. A teoria mais popular é que ele começou em 1582 quando a França mudou para o calendário gregoriano: antes, o país comemorava o Ano Novo durante oito dias, de 25 de março a 1° de abril; depois, a data final era 1° de janeiro.
Como a informação se espalhava beeeem devagar na época, muita gente ainda comemorava a virada do ano em 1° de abril, e virava motivo de piada pra quem já estava no novo calendário. Isso acabou evoluindo até virar uma tradição de pregar peças neste dia. Mas a origem é controversa: o Primeiro de Abril já estava bem estabelecido na Inglaterra, que só mudou de calendário em 1752. E mesmo os antigos romanos pregavam peças durante esta época do ano, no festival chamado “hilaria”.