Alguns grandes portais jornalísticos na internet já
demonstram um maior interesse profissional e estratégico pelas redes sociais, porém
isso ainda é algo raro de se ver. Quando trazemos o tema redes sociais e jornalismo
para o palco central, não se deve discutir, necessariamente, somente o uso
dessas ferramentas como modo de divulgação e ação, mas sim o de atuação em uma
verdadeira tática de comportamento por parte dos meios de comunicação.
Sites como o da revista Veja, por exemplo, já estão com
as redes sociais como uma das 3 fontes principais de tráfego. O portal do
jornal O Estado de S. Paulo tem mais acesso nos blogs do que no site
propriamente dito. Contudo esses ainda são exemplos ferramentais, técnicos, maneiras
empregadas através das redes sociais digitais conectadas para que mais visitas
e leitores sejam agregados pelas páginas jornalísticas. A questão é discutir
uma atuação comportamental dentro desses meios.
Diversos levantamentos já apontaram nesses últimos anos
que a maioria absoluta dos assuntos que é corrente nas redes sociais tem como
origem a mídia tradicional, ou seja, as redes sociais discutem o que sai na
imprensa comum. Só com isso em mente já poderíamos destacar um novo modo de
acesso, produção,…
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