Atualmente as redes sociais
fazem parte do dia-a-dia das pessoas e das empresas de todo o planeta. Desde a
chegada do Orkut e com o crescimento do Facebook e Twitter com acessos por
computadores e também por tecnologias móveis, como celulares e tablets, as mídias
sociais se transformaram em uma febre mundial. Muitas empresas, de olho no
grande número de pessoas que interagem diariamente por meio das redes sociais,
passaram a expor as suas marcas e seus produtos de forma desenfreada, em busca
de oportunidades para alavancar seus negócios. Mas será que estão fazendo isso
da forma correta?
Como
todo projeto de
crescimento é preciso investir. E diante da novidade que as redes sociais ainda
são para muitos empresários, a maioria deles iniciam um trabalho nesses canais de forma amadora, sem planejamento, verba ou profissionais
especializados para administrar seus perfis.
Segundo Luciana Maryllac,
gerente de marketing digital da Agência RS, muitos empresários não querem
investir em um serviço especializado em redes sociais, pois antes de iniciarem
já querem saber o retorno sobre investimento (ROI), o que muitas vezes só é
possível após um período de teste e execução do trabalho. “É preciso direcionar
uma verba para adsense, investir na divulgação das mídias sociais da
marca/produto. Não há como prever o ROI exato antes de começar um projeto. O
mais interessante é testar por um período e analisar o desempenho dos seus
perfis e, dessa forma, criar um histórico de dados para aumentar o investimento
direcionados nos resultados positivos e na experiência (know-how) obtido”,
explica.
gerente de marketing digital da Agência RS, muitos empresários não querem
investir em um serviço especializado em redes sociais, pois antes de iniciarem
já querem saber o retorno sobre investimento (ROI), o que muitas vezes só é
possível após um período de teste e execução do trabalho. “É preciso direcionar
uma verba para adsense, investir na divulgação das mídias sociais da
marca/produto. Não há como prever o ROI exato antes de começar um projeto. O
mais interessante é testar por um período e analisar o desempenho dos seus
perfis e, dessa forma, criar um histórico de dados para aumentar o investimento
direcionados nos resultados positivos e na experiência (know-how) obtido”,
explica.
Outro detalhe importante é
planejar a produção de conteúdo que explore ao máximo cada ferramenta das
redes sociais (textos, fotos, vídeos, notas e aplicativos) para que o perfil
não se torne monótono e irrelevante. Com um bom trabalho de conteúdo se
conquista o interesse e fidelidade dos seguidores.
planejar a produção de conteúdo que explore ao máximo cada ferramenta das
redes sociais (textos, fotos, vídeos, notas e aplicativos) para que o perfil
não se torne monótono e irrelevante. Com um bom trabalho de conteúdo se
conquista o interesse e fidelidade dos seguidores.
Este estreitamento da relação
entre público e marca através das mídias sociais, explica Maryllac, ajuda o
empresário identificar pontos importantes da sua empresa. “Nas redes sociais
digitais as pessoas desenvolvem uma capacidade de relacionamento maior que por
um e-mail ou telefone. Muitos preferem buscar e receber dicas dentro das mídias
sociais pela facilidade e comodidade que esse meio oferece. É por meio dessa
troca que a empresa pode identificar pontos fortes e fracos de sua marca. Sendo
assim, obtém um feedback em tempo real do público e consegue traçar perfis e
definir novas estratégias”, analisa.
entre público e marca através das mídias sociais, explica Maryllac, ajuda o
empresário identificar pontos importantes da sua empresa. “Nas redes sociais
digitais as pessoas desenvolvem uma capacidade de relacionamento maior que por
um e-mail ou telefone. Muitos preferem buscar e receber dicas dentro das mídias
sociais pela facilidade e comodidade que esse meio oferece. É por meio dessa
troca que a empresa pode identificar pontos fortes e fracos de sua marca. Sendo
assim, obtém um feedback em tempo real do público e consegue traçar perfis e
definir novas estratégias”, analisa.
É possível afirmar que as
mídias sociais se posicionam como mais um importante canal de comunicação,
formando uma rede de relacionamento direto entre a empresa e seus consumidores.
Ficar de fora delas é deixar de lado opiniões importantes que podem colaborar
para crescimento da marca/empresa. Estar inserido no ambiente digital, sem um
planejamento adequado, poderá deixar os seguidores, fãs e possíveis novos
clientes entediados e com uma percepção negativa sobre a empresa.
mídias sociais se posicionam como mais um importante canal de comunicação,
formando uma rede de relacionamento direto entre a empresa e seus consumidores.
Ficar de fora delas é deixar de lado opiniões importantes que podem colaborar
para crescimento da marca/empresa. Estar inserido no ambiente digital, sem um
planejamento adequado, poderá deixar os seguidores, fãs e possíveis novos
clientes entediados e com uma percepção negativa sobre a empresa.
Via Marcel Agarie, Dália Comunicação.
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