Uma das grandes vantagens de ser empreendedor é poder tomar as decisões que moldam sua empresa e que ditarão seu futuro. Não existe salário, benefício ou status que bata esse senso de autonomia, é simplesmente impagável.
Porém, nem todas as decisões que você tem que tomar como empreendedor tratam-se especificamente da área que você é especialista.
Por exemplo, aqui na Empreendemia nós tomamos várias decisões sobre marketing digital e usabilidade da rede que depende 100% de nós e nossas observações. Porém, quando o assunto é alguma área adjacente, como impostos, registro de marca, direito e por aí vai, sempre gostamos de ter a opinião de um especialista antes de tomar uma grande decisão.
1- Conheça o especialista que você irá consultar
Aceitar a opinião de qualquer um para gerir sua empresa não é nada recomendável, principalmente se essa opinião trata-se de um assunto que você não entende. Por isso, confiar na pessoa/empresa que está te passando conselhos é essencial.
Confiança suficiente só vem com conhecimento, que pode vir através de:
- Relação já estabelecida: aquele advogado, gerente de banco ou contador, por exemplo, que você já construiu uma boa relação com base em bons resultados; ou
- Indicação: quando alguém que você confia muito fala “Pode conversar com o Fulano, eu recomendo“.
2- Use o especialista como consulta, não para transferir responsabilidade
A responsabilidade sobre sua empresa é sua, é você que está na reta se algo der errado (ou certo). Por isso, por mais que você confie no especialista com quem você trabalha, envolva-se o máximo para entender os parâmetros e porquês em torno de qualquer decisão, aborde outras possibilidades e desenhe cenários.
Se você não participar ativamente do processo decisório, não conseguirá lidar com as consequências inerentes a essa decisão.
–
Pegando um exemplo mais prático, o Itaú acabou de lançar uma campanha com o mote “O mundo muda e as empresas precisam fazer cada vez mais”. Essa campanha fala exatamente sobre a carga de decisões que um empreendedor precisa tomar diariamente e como a ajuda de seus especialistas financeiros pode fazer grande diferença.
Abaixo, dois vídeos bem legais da campanha:
E o segundo:
Abraços,
Luiz Piovesana
–
Obs.: Esse artigo foi patrocinado pelo Itaú. Isso significa que recomendamos seu sistema de orientação financeira a empreendedores como um exemplo, mas não há interferência na nossa linha editorial, muito menos na nossa opinião. Confira nossa forma de trabalhar com posts patrocinados no artigo Conteúdo útil para empreendedores em primeiro lugar.