A interatividade não é nem de longe uma característica
exclusiva do ambiente digital. Não surgiu com a internet, nem com os livros
digitais, nem com os dispositivos de tecnologia touchscreen. Os avanços da
técnica potencializam os recursos de interatividade e inovação. Isso é óbvio
ululante. Porém a criatividade no manejo com a linguagem e com o meio, isso
sim, não é algo dado, não é evidente. Põe em prova a capacidade do realizador
da obra de articular forma e conteúdo.
Primeiro, vamos à definição de interatividade, e escolho
como fonte o Wikipédia, não por facilidade, mas por afirmação. Interatividade é
um conceito que quase sempre está associado às novas mídias de comunicação. Pode ser definida como “uma medida do potencial de habilidade de uma mídia
permitir que o usuário exerça influência sobre o conteúdo ou a forma da
comunicação mediada”. Essa perspectiva é a mais usual e presente entre os
profissionais da comunicação digital.
Há também a perspectiva sociológica do termo: “a relação
entre duas ou mais pessoas que, em determinada situação, adaptam seus
comportamentos e ações uns aos outros”. Essa definição já amplia o leque de
entedimento e permite que questionemos a interatividade como é definida…
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