O tipo de conteúdo que você publica e com que frequência tem um impacto direto sobre os resultados que você consegue com seu blog. Muitos blogueiros se queixam de que eles não recebem visitantes suficientes, apesar de publicar conteúdo em uma base regular. Não sabem explicar por que eles estão falhando.
Na verdade, é muito provável que a explicação está na estratégia de publicação de conteúdo que eles estão seguindo em seus blogs. Bem, nós sabemos ou não, todos os blogueiros estão seguindo uma estratégia de publicação. Existem aproximadamente 200 milhões de blogueiros.
Ter boa estratégia de publicação de conteúdo é fundamental para o crescimento do meu blog. Neste post eu não vou resolver todos os elementos que configuram uma estratégia para a publicação de conteúdo, mas eu me concentro em dois que são mais importantes: (1) a frequência de publicação e (2) conteúdo.
A estratégia perfeita de publicação de conteúdo é aquela que…
Melhor… serve os seus interesses.
Em outras palavras: Não há fórmula infalível que sirva a todos igualmente. Cada caso é diferente. Nem todo mundo tem o mesmo feeling de produzir conteúdo, nem temos o mesmo conhecimento, nem têm os mesmos objetivos com blogs, ou mesmo compromisso, etc.
O que quero dizer é que a estratégia de conteúdo correta será aquele que melhor se adapta à sua situação. Agora é verdade que existem algumas estratégias que são mais eficazes em seus resultados do que outros e, principalmente, que todos nós devemos tentar ajustar a nossa estratégia ao nicho do blog.
Então vamos ver os dois principais elementos de qualquer estratégia de publicação de conteúdo: (1) e frequência (2) o conteúdo.
1. Frequência
Vamos começar com a grande pergunta:
Quantos artigos publicar?
Muitas vezes, pelo menos 3 por semana, e manter uma regularidade constante, semana após semana, mês após mês, ano após ano.
Você já ouviu o ditado que “o blog é uma maratona e não um sprint”. Não falta razão. Você não deve ser lento, porque não é uma caminhada, e nem deve ir rápido demais para não se esgotar. Tenha consistência no momento da publicação de conteúdo, mas sem ultrapassar duas palavras: controle de demanda.
Sabemos que o Google adora conteúdo novo e, portanto, premia os blogs que são atualizados frequentemente, por isso é essencial manter sem muitos altos e baixos, a sua frequência de publicação por um longo tempo.
Além disso, a publicação, muitas vezes permite que você tenha muitas entradas indexadas no Google, que é basicamente o que nós precisamos para atrair mais visitantes para o nosso blog. Portanto, minha recomendação é para postar pelo menos 3 artigos por semana.
Melhores dias para publicar conteúdo
A partir da experiência pessoal, os melhores dias para publicar um post, em termos de alcance de pessoas que podem chegar, são segunda, quarta e quinta-feira. No sábado e domingo, são os dias que o blog possui menos acessos. Visitas de sábado e domingo caem bastante em comparação com o resto da semana. É por isso que não recomendo a publicar artigos importantes neste período, eles terão menos visibilidade.
A melhor hora do dia para publicar conteúdo
No meu caso, durante a semana, eu costumo publicar meus posts por volta das 10 horas da manhã. De 9 a 11 horas é o fuso horário que me dá melhores resultados. Isso ocorre porque muitas pessoas aproveitam a parte da manhã para aprender.
Além disso, ao publicar seu conteúdo no início da manhã, você estará dando a ele mais visibilidade, pois as horas de sono são horas “mortas” em termos de leitores e ações. Portanto, evite postar seu conteúdo no período da tarde ou à noite, porque você estaria limitando a sua visibilidade.
2. Os Conteúdos
Os conteúdos são o motor do seu blog. Se eles falharem o resto não se move.
Não consegue visitas? 95% de certeza que a culpa é do seu conteúdo. Como gosto de dizer, hoje bom, mas não o suficiente. Seu trabalho deve falar por si mesmo para que os outros falem sobre isso
Existem muitas mensagens competindo pela nossa atenção. Vivemos cada vez em uma linha de trafego movimentada e cheia de interrupções. Sem tempo a perder. Então, estamos nos tornando mais seletivos no uso de nosso tempo na escolha de conteúdo para ler (ver).
Em outras palavras, se você quer que os outros compartilhem o seu conteúdo, você tem que trabalhar para produzir conteúdo relevante para seu público, conteúdo que agregue valor real. Isso custa.
É verdade que custa. Mas…
Qual é a alternativa? Mais uma vez, os seus artigos são sua carta de apresentação e serão entradas indexadas que falarão sobre a sua marca. Busque a excelência em seu trabalho a cada dia tentando melhorar o presente.
Mas é que nem mesmo a qualidade do conteúdo é suficiente. Hoje, especialmente na internet a apresentação de seu conteúdo é quase tão importante quanto às palavras que eles contêm.
Faça isso fácil para o leitor.
Faça o seu conteúdo ser atraente e fácil de comer
Para dar uma ideia. Quando eu preparo um post para este blog dividido em 3 partes, o que eu escrevo separadamente. Estas peças são: o título, o início da mensagem (para o primeiro paragrafo), o corpo do artigol (incluindo um pedido do leitor para compartilhar em redes sociais). Cada uma destas partes tem a sua função e, portanto requerem atenção.
Vamos começar.
1. Título
Use títulos atrativos e despertar o interesse do visitante. Este é sem dúvida a parte mais importante do seu post, gastar o tempo que merece.
Ver: 5 dicas para otimizar a title tag
2. O Início
O início de suas mensagens é o primeiro (e muitas vezes tudo) que os visitantes vão ler quando aterram em sua página. Então, comece bem as suas mensagens. Seu único objetivo é fazer com que a visita seja encorajada a continuar a ler o texto que se segue (corpo do artigo) ou, pelo menos, verificar visualmente os parágrafos da mensagem. Para fazer isso, você tem que despertar o seu interesse em continuar a leitura.
3. O Corpo
Mas não só tem que despertar o interesse do leitor, clicando no link para leva-lo para o seu post ou incentivá-la a continuar a leitura, mas também têm de apresentar o texto de tal forma que seja fácil de consumir.
Tornar fácil a analise do conteúdo:
- A estrutura do corpo do artigo se distingue claramente dos diferentes pontos do artigo.
- Coloque manchetes.
- Use a visão ousada para orientar o leitor.
- Deixe o ar entre os parágrafos.
- Use frases curtas, parágrafos curtos e palavras simples.
- Faça uso de imagens para quebrar os blocos de texto e tornam a leitura mais agradável e visualmente atraente.
E, finalmente, um lembrete: peço ao leitor para compartilhar a mensagem em uma ou duas redes sociais. Este último passo pode parecer supérfluo, mas acreditem em mim, os leitores precisam saber que uma boa maneira de recompensar os seus esforços é com um simples gesto: um clique nos botões do Twitter, Facebook ou outra rede.
Você vê, nem tudo é tão simples como escrever qualquer coisa mais ou menos decente, publicar e esperar bons resultados. Como tudo nesta vida se tivermos bons resultados, devemos aplicar a nós mesmos, aprender e tentar melhorar a cada dia com o que fazemos. Não existem fórmulas mágicas, apenas dedicação e amor pelo seu trabalho.
Via RSS de Blog Marketing Digital 2.0
Leia em Blog Marketing Digital 2.0