Um dos temas mais perguntados pra nós é: Como faço para conseguir mais clientes?
Para empresas de varejo, a resposta envolve basicamente a escolha de um ótimo ponto comercial e algumas ações promocionais, tanto que chamem atenção dos que estão passando na frente quanto aqueles descontos bacanas que ajudam a atrair clientes que não conheciam a empresa.
Porém, no caso de empresas de serviços existem 2 questões que dificultam esse processo. A demanda específica e a intangibilidade.
Demanda específica
Se você vende água, é muito fácil imaginar que qualquer pessoa possa ser seu cliente. Afinal, todos nós precisamos de uma quantidade relevante de água todos os dias. No caso de dias quentes, é muito intuitivo imaginar que um vendedor de água gelada possa se dar muito bem.
Porém, quando falamos sobre serviços, mesmo que o público-alvo seja amplo, não necessariamente ele está pronto para comprar naquele momento.
Por exemplo, uma oficina mecânica. Na teoria, qualquer motorista da região é um cliente em potencial. Porém, caso o carro do cliente esteja funcionando perfeitamente, não existe muita coisa que possa ajudar a vender aquele serviço para ele.
Ou seja, não adianta estar chamar qualquer um que estiver passando para conversar. É importante estar na cabeça do cliente para que, quando ele tiver a demanda, a lembrança da sua empresa venha rapidamente.
Intangibilidade
Um produto geralmente possui um funcionamento razoavelmente simples. Além do mais, é razoavelmente fácil saber a sua qualidade.
No caso dos serviços, é bem mais difícil saber se o serviço ficará realmente bom. Isso deixa a venda ainda mais difícil.
A melhor forma de divulgação
Considerando essas 2 características, a melhor forma de um prestador de serviços conseguir novos clientes é: ser encontrado.
Além de um bom ponto comercial sempre ajudar, estar bem posicionado na internet é cada vez mais importante. Na prática, isso significa: aparecer bem no Google.
Para uma visão mais completa sobre o tema, recomendo o artigo SEO: Como otimizar seu site para o Google. Porém, de forma geral existem algumas questões técnicas do site (boas descrições, linguagem amigável ao Google, quantidade de palavras-chave, etc.), mas o mais importante é possui uma boa quantidade de links que apontem para o seu site.
Nessa área, os diretórios de empresas podem ajudar bastante. Um serviço específico que recomendamos é o Infoisinfo. Nele, você cadastra a sua empresa e ele te ajuda a melhorar o posicionamento no Google. O cadastro é gratuito e é possível fazer buscas por região.
Além disso, seu cliente poderá ler comentários de outros clientes que já contrataram seu serviços, o que facilita muito o ganho de credibilidade que falamos anteriormente.
Conclusão: Criar uma reputação é o mais importante
Além de ser facilmente encontrável, é importante lembrar que uma grande fonte de clientes para prestadores de serviços sempre foi e sempre será a indicação. Prestar um bom serviço e conquistar os seus clientes é de longe a melhor forma de atrair clientes para o seu negócio.
Para se aprofundar no tema, recomendamos nossa seção sobre bom atendimento.
Abraços,
Millor Machado (torcendo para que você venda cada vez mais o seu serviço)
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