Comprei um laptop novo para meu sobrinho. Simples, com Core i3, sem muitas firulas… mas com Windows 8. Felizmente, a Microsoft já atualizou o sistema duas vezes para resolver os maiores alvos de críticas. Infelizmente, instalar tudo isso é um exercício de paciência.
Sim, laptops são vendidos no Brasil com um sistema de dois anos atrás — e o Windows 8 mudou muito nesse período. Com a versão 8.1, ele ficou mais intuitivo (ou um pouco menos frustrante), com a volta do botão Iniciar, boot direto à área de trabalho, entre outros.
E o 8.1 Update facilitou o uso para quem está acostumado ao desktop e mouse: há botões Pesquisar e Liga/Desliga na tela Iniciar; apps Metro podem ser minimizados ou fechados com um clique, e aparecem na barra de tarefas; e por padrão, o Windows abre fotos, música e vídeo com aplicativos desktop, não com apps Metro — o que é um alívio.
Mas o processo de instalar tudo isso é decididamente cansativo. Eis os passos que eu e meu sobrinho precisamos seguir para ir do Windows 8 para o 8.1 Update:
- abrir a Loja, clicar em “Windows 8.1” e receber o aviso de que antes é preciso instalar atualizações;
- abrir o Windows Update e instalar atualizações;
- ver o PC reiniciar e a instalação dos updates falhar por algum motivo;