O bilionário Elon Musk comanda alguns projetos bem ambiciosos: a SpaceX testa foguetes que voltam à Terra para serem reutilizados; o Hyperloop pode ser o futuro do transporte; e uma internet construída no espaço pode conectar mais pessoas com ajuda do Google.
Daqui a uma semana, em 30 de abril, Musk anunciará mais outra novidade: a empresa Tesla, que vende carros elétricos, vai revelar baterias para usar em casa. Por enquanto há poucos detalhes específicos, mas apenas com base no que sabemos, ela promete ser bem importante.
A Tesla vai anunciar uma bateria para uso doméstico, e outra bem maior, “com tamanho para serviços públicos”. Em comunicado à imprensa, a empresa diz: “vamos explicar as vantagens de nossas soluções, e explicar por que baterias anteriores não foram convincentes”.
A busca por uma boa bateria que armazene energia gerada em casa é como o Santo Graal para um futuro de energia renovável. Um artigo do New York Times publicado esta semana basicamente define o problema que a bateria da Tesla vai resolver.
O que fazer com tanta energia
No Havaí, 12% dos lares usam algum tipo de energia solar – de longe, a maior taxa em qualquer lugar dos EUA. Na verdade, essa taxa está crescendo rápido demais: os clientes estão devolvendo tanta energia de volta à rede elétrica que acabam sobrecarregando a infraestrutura delicada – e muitas vezes antiga – que foi projetada só para fornecer energia às casas.
O que está acontecendo no Havaí indica o problema que deve acontecer à medida que mais cidades passarem por um aumento no uso de painéis solares: muita energia será gerada, mas não haverá onde colocá-la.
As empresas de eletricidade podem gastar dinheiro para modernizar a rede, mas mesmo assim é difícil para elas prever quanto deveria ser o aumento de capacidade – e, claro, os custos certamente serão repassados para os consumidores.
Uma ideia melhor é fazer as casas instalarem baterias que possam armazenar a energia para uso posterior, em vez de devolver energia para a empresa de eletricidade. E essa energia pode ser eólica, por exemplo, não apenas solar.