No início do ano, circularam boatos de que a Apple usaria cristal de safira na tela dos iPhones. Aí chegaram os iPhone 6 e 6 Plus, mas com tela de vidro. O que aconteceu? A empresa responsável por fabricar a safira sintética meteu os pés pelas mãos e acabou pedindo proteção contra falência.
>>> Giz explica: o que é cristal de safira
O cristal de safira é mais duro que o Gorilla Glass, mais resistente que o aço, e ainda é transparente. Por si só, ele não é mais resistente a quedas, mas a Apple tem algumas patentes para resolver isso – por exemplo, usar duas lâminas com tipos diferentes de safira para criar um vidro mais robusto.
Isso, na teoria. De acordo com o Wall Street Journal, a GT Advanced Technologies – que fornecia cristal de safira para a Apple – foi mal administrada, e o produto que eles estavam fabricando era problemático:
O casamento Apple-GT foi conturbado desde o início. A GT não tinha produzido safira em massa antes de fechar negócio com a Apple. O primeiro cilindro de safira da empresa, com 260 kg, foi feito poucos dias antes de as empresas assinarem contrato – mas era falho e inutilizável.
A GT contratou centenas de pessoas sem muito controle; alguns funcionários entediados recebiam hora extra para varrer o chão várias vezes, enquanto outros não iam trabalhar.