Considerada por alguns como a primeira aceleradora do Rio Grande do Sul, a Ventiur tem novo parceiro: agora, opera dentro do Tecnosinos, o parque tecnológico da Unisinos, em São Leopoldo. A união foi definida não somente para beneficiar startups, mas também para que, juntos, possam desenvolver programas de aceleração corporativa.
A Ventiur terá uma área de aceleração, onde suas startups terão os benefícios de estar no parque tecnológico, e fará, junto com o Tecnosinos, programas de pré-aceleração. A ideia é atrair para a Unitec (incubadora do parque) empresas que possam receber investimentos e, ao mesmo tempo, usufruir de benefícios de uma aceleradora. Conforme o diretor da aceleradora, Tiago Lemos, a ideia é trabalhar para contribuir com o crescimento de todos, explorar ao máximo o que o parque oferece e agregar valor aos negócios, tanto de aceleradas, incubadas e empresas consolidadas. Está previsto também um escritório de projetos de captação de recursos e inovação para as empresas do parque.
De acordo com o coordenador da Unitec, Carlos Aranha, a nova parceria é importante e estratégica para ambos os lados, pois quando se fala em inovação e tecnologia, se faz referência a todo um ecossistema que opera junto e “quanto mais atores estiverem envolvidos nesse processo, melhor para todo mundo”. Aranha explica que a ideia é pensar em startups que tenham alto impacto. “E a Ventiur traz com ela uma enorme qualidade na sua carteira de empresas nascentes, mentores e consultores. Estamos falando de uma das principais aceleradoras do Rio Grande do Sul, assim como um dos melhores parques tecnológicos, reconhecido mundialmente. Essa parceria tem tudo para dar certo”, comemora Aranha. O Tecnosinos foi recentemente agraciado como Melhor Parque Tecnológico do Brasil, no Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, promovido pela Anprotec em parceria com o Sebrae.
A expectativa é compartilhada pela CEO do Tecnosinos, Susana Kakuta, que ressalta o ambiente inovador do parque, complementando que é necessário o fomento de startups e, por isso, houve a consolidação da parceria com a Ventiur. “Considero uma relação de ganha-ganha, pois todos crescem: o Tecnosinos, a aceleradora e os futuros empresários. Apostamos nessa iniciativa”, garante. A executiva também antecipa que, ainda no início do próximo ano, será disponibilizada uma nova área de trabalho para esses atores, onde ficarão instaladas as empresas selecionadas pela Ventiur, que passarão pelo processo de ideação e pré-incubação. “O ambiente diferenciado contará com excelente estrutura física e ferramental além de espaço para os especialistas desenvolverem seus trabalhos. Tudo foi pensado para que o trajeto entre a ideia e o negócio seja realizado da melhor maneira possível”, conclui.
O post Aceleradora Ventiur passa a operar no Tecnosinos mirando corporações apareceu primeiro em Startupi.