Durante evento que antecipa o início da CES 2012, feira de tecnologia e eletrônica que acontece nessa semana em Las Vegas, EUA, a Acer revelou um serviço digno de ter passado pela Xerox. Não a companhia “Xerox”, mas a copiadora que popularmente chamamos desse jeito no Brasil. Para armazenar os arquivos dos consumidores na nuvem a empresa nos aparece com o AcerCloud.
Para lançar o serviço a Acer se apropriou da tecnologia Always Connect, desenvolvida por ela mesma, estendendo algumas funcionalidades também a dispositivos móveis. Mas o principal continua sendo o computador, o dispositivo que a Acer vende para o consumidor, e o único aparelho que terá todos os arquivos sincronizados.
As três funcionalidades do AcerCloud são AcerCloud Docs, para backup e sincronização de documentos; PicStream, para distribuir as fotos digitalmente para todos os dispositivos; e Clear.fi Media para áudio e vídeo. Para os dois primeiros, vale a regrinha de manter os arquivos na nuvem por 30 dias. Depois do período, já era, a menos que o usuário tenha baixado no dispositivo em que quer manter os arquivos. Como eu disse anteriormente, o computador sempre terá todos os arquivos sincronizados.
O último recurso, o Clear.fi Media, vai funcionar com streaming de músicas a partir da interface web. De qualquer canto do mundo com uma conexão decente com a internet, a Acer promete que o consumidor terá acesso às canções que tanto preza com apenas alguns cliques.
Abaixo você assiste a um vídeo de divulgação do Clear.fi Media.
A chegada do AcerCloud está confirmada para o segundo trimestre do ano nos mercados de América, Ásia, Europa e China. Pelo comunicado da companhia não dá para ter certeza se o “America” listado por eles diz respeito somente aos Estados Unidos ou a todos os países do continente. Eu aposto na segunda opção.
Presente em todos os computadores fabricados pela Acer, o AcerCloud tem presença garantida no Android. A Acer também planeja lançar uma versão do software para Windows Phone. Sobre o iPhone/iOS eles não falaram nada.
Mais: Saiba tudo sobre o iCloud
AcerCloud, PicStream… Digamos que qualquer semelhança com os produtos da Apple para armazenamento na nuvem é mera coincidência. Como prova um dos slides divulgados pela Acer (e comparado com outro de um evento da empresa da maçã pelo portal The Verge).