Depois do seu grande sucesso no Brasil, o Orkut chegará ao seu fim em breve. O Google anunciou oficialmente que o site será descontinuado em 30 de setembro, e que a partir de hoje já não será possível criar novas contas na rede social criada pelo engenheiro turco Orkut Büyükköten.
Os próximos três meses devem ser utilizados pelos usuários para migrar seus conteúdos e informações para outros locais, esclareceu Paulo Golgher, diretor de engenharia do Google, em postagem no blog oficial da empresa (vale conferir se você tem fotos que quer guardar ou depoimentos que quer relembrar). O conteúdo das comunidades públicas, contudo, deverá continuar acessível através de páginas estáticas. Afinal de contas, foram 10 anos de interações na rede social, e algumas das discussões ainda podem ser usadas como referência por muita gente. Quem não quiser que seu nome e foto apareçam nestas conversas públicas precisará se certificar de deletar permanentemente o Orkut da sua conta do Google.
Aos órfãos da rede social que foi uma das primeiras a movimentar a comunidade online brasileira, Paulo Golgher pede desculpas e torce pelo sucesso das discussões em outros canais: “Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas conversas e construir ainda mais conexões, na próxima década e muito além”, finaliza ele em seu comunicado.
Rememorando a história do Orkut, a Folha fez um infográfico com os destaques da história da rede social, e o youPIX relembra algumas das mais divertidas comunidades criadas por lá. Quem quiser também pode acompanhar as homenagens que estão sendo feitas usando as hashtags #riporkut e #melhorescomunidades.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie