A startup carioca CoreBusiness está trazendo ao Brasil a masterclass From canvas to success, ministrada pelo suíço Alexander Osterwalder, compilador da metodologia de Geração de Modelos de Negócio, que usa um canvas com nove quadrantes como instrumento visual e foi co-construída com mais de 400 empreendedores ao redor do mundo.
No livro Business Model Generation, que já vendeu mais de 300 mil cópias nos 5 continentes, Osterwalder apresenta uma abordagem prática e sistematizada para construção ou redesenho de modelos de negócios inovadores. No Rio, ele vai passar o dia ajudando os participantes a entenderem e aplicarem o canvas.
O foco da masterclass é na potencialização da habilidade do participante em enxergar e analisar oportunidades de negócios, para que ele seja capaz de transformá-las em modelos de negócios sólidos e com alto potencial de crescimento. Portanto, ela traz ao participante o profundo entendimento da lógica para criação de negócios em ambientes dinâmicos e competitivos, clarificando e sintetizando a estratégia por trás da criação, que por sua vez aumenta a performance na implementação do negócio.
Serão dois dias de exemplos e exercícios sobre como criar ou redesenhar seu “Modelo de Negócios”, nos quais os participantes aprenderão a usar eficazmente metodologias comprovadas em organizações líderes no mundo. A Masterclass visa atender desafiadores do status quo, visionários e tomadores de risco que anseiam por criar novos negócios, expandir organizações ou reestruturar empresas de qualquer porte ou mercado.
A masterclass acontece em 20 e 21 de outubro de 2011, quinta e sexta-feira, das 9h às 17h, no salão nobre da BM&F BOVESPA no Rio de Janeiro. No primeiro dia, Marcelo Salim e Cassiano Farani, sócios da CoreBusiness (veja currículos aqui), vão abordar a problemática Desenhando modelos de negócios. No segundo dia é que entra Osterwalder.
Os primeiros ingressos custam R$ 1.800,00 até 5 de outubro; os demais custarão R$ 2.250,00. Informações e inscrições no site businessmodelbrasil.com.br.
Veja abaixo uma amostra grátis – que Osterwalder oferece – do livro Business Model Generation.