Carolina Corteiro, dona da Cheia de Vida, conta as melhorias que implementou com ajuda do ALI
Ocorre de 13 a 15 de julho, em Porto de Galinhas (PE), o II Encontro Nacional dos Agentes Locais de Inovação (ALI). O objetivo do evento é capacitar e integrar os agentes de todo o País.
Na abertura do evento, o Diretor-Presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, afirmou que nos próximos três anos serão investidos na área de inovação e tecnologia cerca de R$ 780 milhões. Até 2012, o Sebrae quer elevar de 398 para 1000 o número de consultores do Programa ALI. Com isso, espera atender mais micro e pequenas empresas.
O Programa ALI envia consultores, chamados Agentes Locais de Inovação ou ALIs, para visitar as empresas de micro e pequeno porte. Os agentes apresentam para as MPEs soluções de gestão e inovação que tornam o negócio mais competitivo. Até agora, já foram atendidas cerca de 12 mil empresas em 22 estados pelo programa.
Point do Açaí
Os ALIs já conseguiram transformar a história de vários empresários País afora. Um exemplo de sucesso é o do Aracê Prudente, de Pernambuco. Ele é proprietário do quiosque Point do Açaí, na orla da praia de Boa Viagem, em Recife. Por meio da parceria com o Programa ALI, o empreendedor conseguiu aumentou em 70% sua produção.
Antes de implementar as inovações proposta por uma ALI, várias falhas não deixavam o negócio de Aracê ter um bom faturamento. No local, havia três funcionários e todos trabalhavam sem registro na carteira. Também se perdia muito tempo com a preparação do açaí, que era disponível em polpa.
Agora, o açaí é congelado em barras a fim de evitar o desperdício. O faturamento aumentou 30% e o quiosque passou a funcionar 24 horas com a ajuda de seguranças particulares e o atendimento demora apenas 15 minutos, antes os clientes esperavam cerca de 25 minutos.
O quadro de funcionários aumentou para 14, e todos com registro na carteira de trabalho. Aracê também capacita todos os seus colaboradores e os estimula a atender bem a clientela. “Agora estamos nos preparando para Copa do Mundo.”, comemora o empresário.
Cheia de vida
Dona de uma loja de roupas para gestantes, a Cheia de vida, a empresária Carolina Corteiro, de Rio Branco (AC), também recebeu a visita de um Agente Local de Inovação. A empreendedora começou a participar do projeto quando a sua empresa tinha apenas três meses de visa. Segundo a Carolina, a loja tinha vários problemas: faltava planejamento, os produtos expostos na vitrine não chamavam atenção dos clientes e gastava-se muito com publicidade sem atingir o público especifico do segmento.
Hoje, o negócio tem um ano e 3 meses de funcionamento e a empresária só tem o que comemorar. “Só tenho a agradecer ao Sebrae por te colocado o agente dentro da minha empresa. Devo muito ao programa porque me trouxe outra visão do meu cliente e ajudou a aumentar o faturamento da minha empresa”, declara Carolina.
A loja Cheia de Vida foi ampliada para um ponto maior, possui um blog na internet e contratou mais duas vendedoras para três. A empresa também passou a oferecer atendimento domiciliar. Com isso, a loja leva os produtos até a cliente, inclusive se já estiver no hospital, caso a mamãe precise de alguma coisa de última hora. Isso que é inovação!
Quando um agente local bater na porta da sua empresa, tenha certeza de que ele vai levar várias soluções que o Sebrae tem para inovar e fazer o seu negócio crescer cada vez mais.
Saiba mais
Empresária acriana aposta em mercado e serviço diferenciado
Sebrae destinará R$ 780 mi para inovação em três anos
Apoios técnico e financeiro ajudam empreendedor a inovar