Já que pouquíssimas pessoas se dispõem a pagar por conteúdos encontrados na internet, os jornais têm tentado modelos alternativos. Um dos mais recentes é o NYT Opinion, ideia do New York Times para vender apenas a fatia mais exclusiva do seu material.
O preço seria bem camarada – para acessar análises e colunas da publicação, os assinantes desembolsariam 6 dólares mensais (ou 1,50 dólar por semana) e poderiam acessar os conteúdos através do aplicativo para iPhone.
O app NYT Opinion também pega emprestada uma funcionalidade do Pocket, e permite que os leitores marquem textos para ler mais tarde na opção “My Reads”. Os colunistas preferidos também poderão ser marcados pelos leitores, facilitando acompanhar os textos daquele autor.
A decisão de fatiar o jornal parece um ajuste de escopo – diminui-se o valor da assinatura, mas também a quantidade de conteúdo que é oferecida ao leitor. Assim, é possível pagar pelo que se efetivamente vai ler, ao invés de gastar um valor maior sem conseguir consumir todo o material.
Fico só imaginando um futuro de assinaturas por editorias, com atendentes te ligando para querer saber por que mesmo você não se interessa pelo caderno de economia, tão importante nesse cenário….zzzzz.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie