Já se pegou procurando alguma coisa no Google e de repente um link patrocinado surge em algum canto e você pensa “por que diabos isso é relevante?”. Agora, com um simples clique, você pode saber por que o Google juntou dois mundos — você e aquela propaganda.
O Google liberou algumas ferramentas que permitem maior transparência em seu processo de publicidade. Quando você vê uma propaganda em uma busca do Google ou no Gmail, e não tem a menor ideia de como aquilo foi parar lá, é só clicar no botão “Why This Ad?” e ele explica tudo. É possível clicar também em “Why These Ads?” e bloquear a publicidade de fontes específicas. Então, digamos, caso você não tenha pretensão alguma de um dia comprar carne de foca barata, é só bloquear os resultados vindos da Marine Mammal Steak Co. e nunca mais vê-las na sua frente — a não ser que você a desbloqueie nas preferências.
Acredito que essa é uma atitude muito boa por parte do Google. Será que é coincidência que isso aconteça agora que Google e Facebook estão sofrendo investigação sobre suas misteriosas práticas de plantar informações? Claro que não, mas pegando o caminho de mais transparência, a sensação é de que o Google não tem muito o que esconder. O que também pode não ser muito bom. Imagine, você buscando algo no Google e sua namorada pergunta “por que todas as propagandas do Google envolvem pornografia?”, imagino que se você clicar no “Why This Ad?” ele irá dizer “porque 97% das suas buscas nos últimos meses incluem a palavra ‘peitos’”. [Google Blog via PC Mag]