Você não precisa tuitar para aproveitar o Twitter. Mas se você decidiu publicar mensagens de 140 caracteres, sempre fica a dúvida: alguém está lendo? Alguém clica nos links que você posta? Graças a um novo recurso do Twitter, isso agora é possível.
Basta visitar este link: nele, você verá quantas vezes cada tweet foi exibido na timeline de outros usuários, mais estatísticas de engajamento.
Para cada tweet, há o número de “impressões”: é o número de visualizações no Twitter.com, TweetDeck e nos apps oficiais do Android e iOS. Ou seja, isso não inclui apps de terceiros, que a empresa vem restringindo nos últimos anos.
Você também verá o número de “engajamentos”, que inclui basicamente qualquer interação com seu tweet. Alguém favoritou seu tweet, sendo seguidor ou não? Conta como engajamento. Retuitou? Conta também. Tocou nele para expandi-lo? Mais um engajamento. Clicou no link que você postou? Mais outro. Essa é a descrição oficial:
Número total de vezes que um usuário interagiu com um Tweet. Isso inclui todos os cliques em qualquer lugar no Tweet (como marcadores, links, avatar, nome de usuário e expansão do Tweet), Retweets, respostas, seguindo e favoritos.
No dashboard, se você clicar no tweet, ele se expande detalhando cada tipo de interação que seus seguidores realizaram com ele: