Ah, o EdgeRank, é um grande mistério. Para aqueles não familiarizados com o termo, o EdgeRank é responsável por determinar quais as mensagens que você vê no Facebook e quais não. Este algoritmo decide com base em sua atividade dentro da rede social, que atualizações das marcas que você segue aparecem no seu feed de notícias. Em essência, decide por você o que é interessante ou não para você. Um dos grandes desafios de marcas e empresas com uma presença no Facebook é maximizar o alcance de suas publicações.
Mas ultimamente a rede social está a receber queixas que indicam que o alcance das publicações tem caído freneticamente nas últimas semanas. Coincidentemente, nas últimas semanas, o Facebook apresentou uma ferramenta de pagamento que permite aumentar o número de usuários que vêem cada publicação. Suspeito?
Pessoalmente, eu nunca fui um grande fã de EdgeRank. Se eu sigo uma marca, é porque eu quero ver o que ela publica, e não o que o Facebook quer ver. O fato de que o Facebook agora oferece soluções de pagamento para alterar o EdgeRank (tanto para empresas e usuários domésticos) não parece justo, e nem é o fato de que não há informações claras em relação a essa conexão.
Alterações no EdgeRank
O EdgeRank sempre permaneceu na sombra. Na verdade, se você perguntar aos usuários, são poucos os que sabem o que é o algoritmo e menor ainda a quantidade de usuários que sabem para que ele serve. Por isso, é um pouco estranho que no final de setembro vazar informações que afirmava que o Facebook estava fazendo mudanças importantes para o algoritmo.
De Sociais @ Ogilvy , foi o primeira a anunciar essas mudanças, apontou que, embora seja comum pequenas alterações no Edgerank quase semanalmente, a nova emenda vai um passo além. Além de uma redução do alcance nas publicações que está entre 5% e 40%, a ideia por trás do Edgerank é mostrar 80% de conteúdo orgânico em seus feeds de notícias e 20 % de conteúdo de publicidade paga, mas parece que o Facebook prentende inverter essa ordem
Um estudo realizado pela EdgeRank Checker confirmou estes fatos. Especificamente, eles detectaram uma diminuição de 6,5% no alcance das mensagens de 3.000 páginas. O mesmo vale para o alcance viral, outro parâmetro utilizado pelo Facebook para determinar o sucesso de (ou não) uma publicação. Neste caso, a redução foi superior a 45%.
Outro estudo realizado pelo SocialBakers revela números interessantes relacionados ao alcance das publicações nas páginas. O resultado você pode ver no gráfico abaixo e podemos tirar conclusões interessantes, como por exemplo. Por que as páginas com muitos seguidores tem um menor alcance em relação as que tem poucos fãs?
Brincando com fogo
Sem mais informações, é normal que as pessoas especulem. Se os números de alcance caem e o Facebook não dá informações conclusivas, e ao mesmo tempo apresenta soluções de pagamento para que o alcance das publicações aumente, é inevitável que as teorias e as “conspirações”. O Facebook deve ter cuidado com esses tipos de boatos, ainda mais este que está tão “verdadeiro”.
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