Maior loja online do mundo, a Amazon está ensaiando sua chegada ao Brasil a partir de 1º de setembro desse ano. Inicialmente a empresa pretende vender produtos menores, como CDs e DVD, além do e-reader Kindle desenvolvido internamente. A informação foi revelada em primeira mão pelo jornal Brasil Econômico, que afirma ter obtido um documento que confirma as suspeitas.
De acordo com a publicação, não será na chegada ao país que a Amazon venderá itens maiores, como móveis ou televisões de LCD. Em vez disso, produtos considerados “culturais” são os mais cotados para frequentarem a prateleira virtual da companhia.
Um executivo ouvido pelo Brasil Econômico sob condição de anonimato diz que a companhia planeja vender 1,1 milhão de produtos no quarto trimestre do ano. Para o ano que vem a expectativa é de vender ainda mais: 4,8 milhões.
Caso se concretize, a chegada da Amazon se dá num momento em que o grupo B2W, maior do e-commerce nacional, perde tração, em especial devido aos problemas constantes relacionados aos direitos dos consumidores. A empresa responsável por Americanas.com, Submarino e Shoptime.com recentemente sofreu decisão que impede a comercialização para o estado de São Paulo por 72 horas (assunto abordado no quinto episódio do Podcast). A B2W obteve liminar que suspende a decisão judicial.
O jornal fala na venda também de videogames e softwares, mas não deixa claro que os tais videogames são os consoles em si ou os jogos para Xbox, Wii e PlayStation. A dúvida permanecerá até que a Amazon anuncie oficial a operação nacional.