Saber como a sua marca está sendo vista – e falada – pelos consumidores é de extrema importância não só para analisar resultados de ações anteriores, mas também para ter uma dica sobre os possíveis caminhos que a sua próxima estratégia deve seguir. Mas, uma pesquisa bem feita pode representar um investimento alto demais para empresas que estão começando.
Para preencher essa lacuna, já existem algumas ferramentas que prometem analisar o sentimento das pessoas em relação a sua marca, através da colheita de palavras-chave postadas em redes sociais como Twitter, Facebook e blogs. Ou seja, a ideia do chamado Mass Opinion Business Intelligence é buscar fazer uma análise qualitativa, com a rapidez e facilidade de uma análise quantitativa.
A rede de hotéis voltada para reuniões de negócios Gaylord Hotels, diz ter percebido, através de uma ferramenta de análise do sentimento, que os primeiros 20 minutos do atendimento aos clientes são cruciais para formar sua opinião a respeito da experiência toda. Assim sendo, eles focam sua atenção para o momento do check-in. A Kia também utilizou um MOBI para avaliar como seu comercial, veiculado durante o Super Bowl, foi recebido pelo público.
Ainda paira no ar uma dúvida quanto a precisão da ferramenta por ela correr o risco de captar spams mas, se ela de fato conseguir avaliar em tempo real a reação que as pessoas estão tendo diante da sua marca ou de alguma ação específica da sua empresa, essa pode ser um ótima maneira de monitorar a imagem do seu negócio frente ao público. Afinal, quando o assunto é a sua marca, o que os olhos não veem o seu faturamento pode sentir e muito.
No Bloomberg Businessweek você pode ver mais algumas empresas que já estão usando o Mass Opinion Business Intelligence.