Cancelar uma linha de telefone é uma tarefa bem complicada. Você precisa ligar para a central de atendimento da sua operadora e conversar com vários atendentes que ficam transferindo para outras áreas, além de ouvir várias contra-propostas, até desistir de cancelar (vencido pelo cansaço).
A Anatel quer mudar isso, e nas próximas semanas vai aprovar um novo regulamento de atendimento e cobrança – e ele deve incluir a possibilidade de rescisão contratual pela internet.
As operadoras terão que criar uma sistema online para os clientes cancelarem automaticamente suas linhas telefônicas, sem precisar conversar com nenhum atendente para isso. Segundo o Estadão, o presidente da agência, João Rezende, disse que as reclamações dos clientes caíram nos últimos 12 meses, mas isso não significa que eles estejam satisfeitos com serviços e call centers. Por isso, a Anatel prepara esse novo regulamento.
Facilitar o cancelamento do contrato é uma das preocupações. Mas como isso funcionaria? “Quando o cliente entrar em contato com a central, ele poderá digitar o número do contrato de uma forma segura e realizar o cancelamento”, explicou Rezende. A proposta deve ser apresentada com mais detalhes nas próximas semanas, mas a ideia é que comece a valer 90 dias após a divulgação do novo regulamento. [Estadão. Foto: barracuadz/Flickr]