Até hoje os desenvolvedores de aplicativos para Android só tinham a opção de enviar um arquivo do seu aplicativo para ser vendido na loja. Com isso eles tinham que otimizar o código para rodar no máximo de aparelhos e versões do Android possível, o que acaba deixando de fora donos de aparelhos antigos ou com versões antigas do sistema. Mas o Google acaba de anunciar uma mudança nessa política.
De acordo com o blog oficial de desenvolvedores do Android, a partir de hoje qualquer pessoa ou empresa que publica aplicativos no Android Market vai poder enviar múltiplos arquivos .apk do mesmo programa listado na loja.
Na prática, isso quer dizer que um desenvolvedor vai poder enviar quantos arquivos diferentes do mesmo aplicativo ele quiser, sem que isso seja mostrado para o usuário final. Com essa vantagem, ele vai poder suportar um maior número de dispositivos Android, já que cada arquivo pode ser direcionado a um aparelho específico e tirar proveito de uma resolução de tela, processador ou configuração diferente.
Certamente isso vai dar mais trabalho para os desenvolvedores, que terão que modificar os códigos e controlar mais versões de arquivos diferentes. Mas para quem quer vender mais e, consequentemente, fazer mais dinheiro, nada mais óbvio do que suportar o maior número de aparelhos possível.
Quem é desenvolvedor pode aprender mais detalhes sobre o novo procedimento nesse link.
Artigos relacionados:
- Android Market atinge 20 mil aplicativos
- Apps no Android Market passarão a exibir classificação etária
- Android Market brasileiro terá aplicativos pagos em breve