Com o aplicativo Tworlds você tira uma foto e ela é imediatamente combinada com a de alguém que está vivendo um momento similar ao seu naquele exato instante. O usuário é anônimo, escolhido de forma aleatória e de qualquer lugar do mundo. A única coisa que une vocês dois é uma foto, tirada sobre um mesmo tema e no mesmo instante.
Ao se logar no app, você tem poucas e simples funções para seguir: habilitar sua câmera e sua localização, escolher uma hashtag que resume o seu atual momento ou tema (exemplo: #book, #party, #food, #relax, #love, etc) e tirar uma foto disso. No momento são apenas 26 hashtags para escolher, o que acaba limitando o potencial criativo de compartilhamento.
Logo em seguida, sua foto será combinada com a de uma pessoa anônima que também escolheu fotografar aquela mesma hashtag, naquele mesmo momento.
Para que o aplicativo gere relações honestas entre as fotos e seus usuários, não é possível escolher uma foto da biblioteca do seu aparelho ou até editá-la. Ou seja, não há filtros para mascarar a realidade. O que você irá compartilhar é exatamente aquilo que seus olhos estão captando. Pode parecer restrito, mas talvez seja a beleza do aplicativo.
No site do projeto, o designer holandês e criador do app Antoine Peters conta que a intenção inicial era responder à pergunta: “há alguém no mundo que esteja fazendo exatamente a mesma coisa que eu, neste mesmo instante?”. A minha resposta eu encontrei abaixo:
Tworlds App faz você postar postar uma realidade sem filtros para ser comparada com a de uma pessoa anônima, sem possibilidades de fuçar em sua vida e seguí-la.
Na prática, Tworlds pode parecer banal por não trazer nada de novo à tona. Afinal, com redes sociais e muitos outros aplicativos de compartilhamento disponíveis, fica fácil demais saber o que todos estão fazendo, em todos os momentos. Esse fator de comparar sua vida com a de um estranho só ganha notoriedade quando justamente o aplicativo restringe qualquer ferramenta ou recurso que possa alterar sua visão da realidade. O resultado? Você é obrigado a postar uma realidade sem filtros, que será comparada com a de uma pessoa anônima, com a impossibilidade de fuçar na vida dela e começar a seguí-la.
Essa simples reflexão da vida diária permite uma certa empatia com o projeto, muito similar ao aplicativo 20 Day Stranger do MIT, tendo até alguns elementos do Chatroulette e do Snapchat: conexões anônimas instantâneas que fazem qualquer um vulnerável.
Tworlds está disponível para iPhone e iPad de graça.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie