Descontinuado recentemente pelo Google, o App Inventor muito em breve terá casa nova no MIT (Massachusetts Institute of Technology). E o que é melhor: terá o código-fonte aberto, permitindo que desenvolvedores contribuam com a ferramenta.
Criado a partir de uma parceria entre o Google e o MIT, o App Inventor era uma ferramenta para criar aplicativos para Android de forma rápida e fácil, apenas arrastando componentes para a área de layout. Infelizmente, o App Inventor acabou descontinuado pelo Google, deixando com isso muitos desenvolvedores iniciantes sem ter um ponto de partida para começar a desenvolver para o Android.
Contudo, o MIT veio em socorro e já está preparando uma versão do App Inventor, dessa vez sob uma licença open source. A estratégia não é somente permitir que o código do App Inventor seja atualizado pela comunidade, mas sim que outras instituições de ensino e empresas possam criar suas próprias versões do sistema.
Importante ressaltar que nesse primeiro momento o App Inventor Edu do MIT não estará aberto para desenvolvedores. A justificativa oficial é que “não queremos distrair os desenvolvedores do MIT em seus esforços de completar e lançar o servidor público de larga escala”. Então tá.
Com informações: The Inquirer
App Inventor ganha versão open source pelas mãos do MIT